Entre os dias 1º e 7 de agosto comemora-se, desde 1992, a Semana Mundial da Amamentação. Durante esses sete dias, são realizadas ações em todo o mundo, como parte da campanha Agosto Dourado, com o objetivo de defender o ato de amamentar como um direito das crianças e das mulheres e que deve, portanto, ser respeitado pela sociedade.
O Programa Minas Tênis Solidário também participa da campanha, por meio de mais uma parceria com o Hospital Sofia Feldman. A ação conjunta visa arrecadar frascos de vidro de boca larga e tampa plástica, com capacidade para 250ml ou 500ml, que serão doados ao Banco de Leite do hospital. Os frascos são utilizados no armazenamento e na pasteurização do leite materno e, com o tempo de uso, acabam se enfraquecendo e quebrando durante o processo. As doações podem ser entregues na própria sede do Banco de Leite Humano, que fica na Rua Condé, 71, bairro Tupi, ou no Piso 9 do Estacionamento do Minas I, de segunda a sexta, em horário comercial.
A gestora do Hospital Sofia Feldman, Tatiana Coelho, explica que o aleitamento materno é uma das prioridades do Ministério da Saúde para o desenvolvimento saudável da criança. “É necessário incentivar e criar condições para que as mulheres amamentem os bebês, pelo menos até os seis meses. Aqui, no Hospital, temos uma creche próxima, em que os bebês das nossas funcionárias ficam, quando elas retornam da licença maternidade. Então, essa mulher pode sair do local de trabalho em alguns momentos do dia e ir lá amamentar seu filho. O ato cria um vínculo importante entre mãe e bebê, ajuda a prevenir doenças e a mãe recupera o peso de antes da gravidez mais rápido”.
Tatiana Coelho ressalta a importância do aleitamento materno para mãe e bebê. Foto: Divulgação
Atendimento ao público O Banco de Leite Humano do Sofia Feldman foi inaugurado em 2017, com a parceria do Ministério da Saúde, do Governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. De acordo com Cintia Ribeiro, coordenadora do Banco de Leite, o local é aberto ao público geral para a realização de atendimentos diversos, mesmo para aquelas que não estão internadas no Hospital. Atualmente, por causa da pandemia, as mães devem ligar para o número 3433- 7496, para obter informações e, caso necessário, são agendadas consultas presenciais.
Cíntia Ribeiro conta como são feitos os atendimentos no Banco de Leite do Sofia Feldman. Foto: Divulgação
“A consulta de aleitamento materno minimiza a saída dessa família de casa, evitando a exposição das mães e bebês à infecção pela COVID. O ambulatório é para a realização de atendimentos para as mulheres que estão com dificuldades no processo da amamentação como mastite, peito empedrado ou quando o bebê não consegue mamar”, esclarece Cintia. Além desses atendimentos, presenciais e telefônicos, o Banco de Leite faz a coleta do leite humano no domicílio da mãe que deseja doar, processa e estoca o leite doado, que, depois de passar pelo controle de qualidade, é destinado aos recém-nascidos da neonatologia.