O Minas Tênis Clube provou, mais uma vez, que é referência nacional em formação de atletas de alto rendimento. De acordo com o relatório de gestão do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) 2020, o Minas lidera o Ranking de Clubes por Esportes nas modalidades Vôlei, Natação e Ginástica de Trampolim. O Clube ainda é o vice-líder das modalidades de Basquete e Judô e ocupa a terceira posição na Ginástica Artística.
Equipe de Natação do Minas comemorando o título do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), em 2019 (Foto: Orlando Bento/MTC)
O ranking considera os resultados em campeonatos nacionais e internacionais validados pelo CBC, alcançados pelos clubes que integram o Comitê no Ciclo Olímpico 2017-2020. No Quadro Geral de Medalhas, que representa a soma do ranqueamento por esporte, ou seja, quantas vezes o Clube figurou entre os três melhores de cada modalidade, o Minas é o vice-líder com três ouros, duas pratas e um bronze.
Em relação ao Ranking por Esporte, o Minas ocupa a primeira posição no Voleibol por ter se sagrado campeão em 26 oportunidades, além de 14 vice-campeonatos, somando 670 na pontuação total.
Para liderar o ranking da Natação, os minastenistas conquistaram ainda mais títulos: 283 medalhas de ouro, 291 de prata e 232 de bronze, alcançando 9.730 pontos e ocupando o topo do ranking da modalidade.
Já na Ginástica de Trampolim, o Minas garantiu o primeiro lugar em 31 oportunidades, 17 vice-campeonatos e a terceira colocação 10 vezes, com 840 pontos no total.
Em relação aos outros resultados, o Clube esteve no pódio em 18 vezes com a equipe de Basquete, 168 com o Judô e 52 com a Ginástica Artística, considerando as primeiras, segundas e terceiras posições.
Os resultados do Ranking de Clubes por Esporte e do Quadro Geral de Medalhas são utilizados para avaliar a performance esportiva e servem como base para a participação em projetos do CBC. Como forma de valorização das conquistas, os clubes com melhores resultados são, consequentemente, melhores avaliados, especialmente nos processos que envolvem a participação em editais do Comitê.
Desde 2015, o Minas recebe recursos por meio da parceria com o CBC, que viabilizam a participação em competições, investimento em recursos humanos para a contratação de profissionais do esporte, como técnicos e fisioterapeutas, por exemplo, além da aquisição de equipamentos esportivos visando a modernização da estrutura do Clube. A parceria vem contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas e para a evolução do trabalho tático, sempre com o objetivo de alcançar participações com destaque em competições de níveis nacional e internacional.
