Esporte

Memorável

Com 28 a 26 no tie-break, Itambé/Minas é superado pelo Conegliano

Um jogo que certamente entra para a história do Campeonato Mundial de Clubes. Assim foi o duelo entre o campeão brasileiro Itambé/Minas e o campeão italiano Imoco Conegliano, realizado na madrugada desta sexta-feira (6/12), no Centro Olímpico de Shaoxing, na China. Após perder os dois primeiros sets, o time minastenista reagiu, mostrou a sua força e só foi superado no tie-break, após parcial história de 28 a 26. Com 3 sets a 2 (25/17, 25/19, 20/25, 22/25 e 28/26), as italianas fecham a primeira fase na liderança do Grupo A. Já o Itambé/Minas foi o quarto colocado da chave. A ponteira Acosta foi o destaque da equipe minastenista, com 21 pontos. Bruna Honório também se destacou e marcou 19.

Bloqueio minastenista conseguiu parar o ataque adversário em vários momentos do jogo (Foto: FIVB)Bloqueio minastenista conseguiu parar o ataque adversário em vários momentos do jogo (Foto: FIVB)

Agora, a equipe do técnico Nicola Negro entra na disputa do quinto ao oitavo lugar geral do torneio. Na madrugada deste sábado (7/12), às 3h (horário de Brasília), o time volta à quadra para encarar o terceiro colocado do grupo B. O adversário será o Tianjin Bohai Bank, da China.

O duelo
A equipe minastenista equilibrou o jogo no início do primeiro set. Com boa recepção e ataque, as brasileiras disputaram o ponto a ponto até a primeira parada técnica (8/7). Após, o time italiano mudou a estratégia e passou a atacar mais forte. Assim, o time fechou a primeira parcial com vantagem: 25/17.

O Itambé/Minas voltou para o segundo set disposto e conseguiu parar o ataque italiano, equilibrando a partida nos primeiros pontos (4/4). Com boa qualidade no ataque da ponteira minastenista Acosta, o placar seguiu bem disputado (8/8). O time mineiro manteve a intensidade e se reergueu em quadra. Com bom bloqueio de Gattaz, Thaisa e Honório, o time disputou o set de igual (17/17). Na reta final, a equipe italiana conseguiu ter mais tranquilidade e fechou a segunda parcial: 25/19.

O terceiro set começou da mesma forma que os dois primeiros, com as duas equipes revezando no ponto a ponto. O Itambé/Minas conseguiu dominar a parcial a partir 13º ponto (13/12). Pelo fundo, a líbero Léia se garantiu e colocou boas bolas na mão de Macrís, que teve boa distribuição para os ataques de Bruna Honório e de Acosta. Além de atacar pesado, a oposta minastenista teve grande passagem pelo saque e, com isso, o time mineiro abriu vantagem (22/16). Consistente e com bom ritmo de ataque, o Itambé/Minas fechou a parcial: 25/20 (2 sets a 1 – Conegliano).

O Itambé/Minas buscou reação no quarto set. O time foi ao ataque e tentou de todas as formas empatar o duelo, porém, o bloqueio adversário conseguiu marcar as minastenistas. O time mineiro teve dificuldades para virar bolas, mas manteve o equilíbrio na parcial. Mesmo em desvantagem em grande parte do set, o time brasileiro não se entregou e, na reta final, empatou (21/21). Na raça e com muita vontade, o Itambé/Minas mostrou a sua força e empatou o jogo ao fazer: 25/22.

O set de desempate, não poderia ser diferente. Itambé/Minas e Conegliano disputaram a liderança no placar o tempo todo e o equilíbrio marcou, mais uma vez, a parcial. O Itambé/Minas abriu vantagem e esteve muito perto de fechar o jogo (14/11). Porém, a equipe italiana não se entregou e equilibrou de novo a partida (14/14). A disputa ganhou ares de tensão e ficou muito nervosa. Os dois times foram ao ataque e, depois de sete match points para cada lado, o time italiano conseguiu fechar o duelo: 28/26.

Ficha Técnica:
Itambé/Minas:
 Macrís, Bruna Honório, Thaisa, Carol Gattaz, Deja McClendon, Acosta e Léia (líbero). Entraram: Bruninha, Sheilla, Kasiely, Lana, Vivian e Laura. Técnico: Nicola Negro.
Imoco Conegliano: Sorokaite, De Kruijf, Geerties, Ogbogu, Wolosz, Hill e Gennaro (líbero). Entraram: Gennari, Botezat, Terry e Fersino. Técnico: Daniele Santarelli.

Mundial de Clubes
3/12 – Guangdong Evergrande (3 x 1) Itambé/Minas – Shaoxing (25/22, 28/26, 23/25 e 25/22)
4/12 – Eczacibasi (3 x 0) Itambé/Minas – Shaoxing (25/17, 25/23 e 25/16)
5/12 – Imoco Conegliano (3 x 2) Itambé/Minas – Shaoxing (25/17, 25/19, 20/25, 22/25 e 28/26)

5º – 8º lugar
7/12 – 3h – Itambé/Minas x Tianjin Bohai Bank – Shaoxing

Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: Localiza Hertz 
Patrocinador: 
Axial
Patrocinador: JAM Engenharia
Fornecedor de Material Esportivo: Icone

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: 
/mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

Fotos: Divulgação/FIVB</p