Esporte

Mais um ano

ArcelorMittal renova parceria no Esporte e na Cultura com o Minas Tênis Clube

(Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)(Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Ano novo, parceria renovada. Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (31/1), no Minas I, Minas Tênis Clube e ArcelorMittal firmaram, mais uma vez, o compromisso de contribuir para o desenvolvimento esportivo e cultural de crianças e jovens.

Em nome do tradicional clube de Belo Horizonte, participaram da cerimônia de assinatura de renovação da parceria Ricardo Vieira Santiago (presidente do Minas), Carlos Henrique Martins Teixeira (vice-presidente do Clube), Carlos Antonio da Rocha Azevedo (diretor de Esportes) e André Rubião (diretor de Cultura).

A ArcelorMittal foi representada por Paula Harraca (diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Social e Inovação da ArcelorMittal Aços Longos LATAM, além de ser presidente executiva da Fundação ArcelorMittal e do Açolab, Laboratório de Inovação Aberta da ArcelorMittal), Alexandre Barcelos (vice-presidente de Finanças), Leonardo Gloor (diretor superintendente da Fundação Arcelor Mittal), Adriana do Carmo (gerente de Cultura da Fundação Arcelor Mittal), Elisa Gomes (analista de projetos da Fundação Arcelor Mittal), Nathanael Marcus de Abreu (analista financeiro) e Tatiana Neves Mattoso Correia (analista financeiro).

No Esporte, Minas Tênis Clube e ArcelorMittal são parceiros desde 2010. A ArcelorMittal destina recursos ao Projeto “Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte”, aprovado pelo Minas na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, beneficiando cerca de 900 crianças e jovens que integram as equipes de base das nove modalidades esportivas mantidas no Clube: basquete, futsal, ginásticas artística e de trampolim, judô, natação, vôlei feminino, vôlei masculino e tênis.

O programa “Cidadãos do Amanhã”, criado pela ArcelorMittal em 1999, tem como objetivo incentivar funcionários, familiares, fornecedores e a comunidade a destinarem parte do imposto de renda ao projeto do Minas e a outras iniciativas voltadas para a infância e a juventude.

Na Cultura, a parceria deu origem, no ano de 2013, ao Diversão em Cena ArcelorMittal, considerado um dos principais programas do Brasil na formação de público infantil para o teatro.

Para Ricardo Vieira Santiago, presidente do Minas Tênis Clube, a parceria permite que jovens atletas tenham as melhores condições de treino na busca pelos melhores resultados.

“A ArcelorMittal já tem uma parceria com a gente de dez anos, estão no esporte e na cultura. São casos de sucesso que estamos colecionando nesse tempo. É uma mobilização importante da ArcelorMittal com seus colaboradores, por meio das leis de incentivo, que dá aos nossos atletas uma condição diferenciada, para que eles alcancem as marcas. A vida de um atleta é dura, de sacrifício. Então, procuramos dar aquilo que há de mais moderno, mais especial, porque assim eles conseguem superar os desafios”, comentou.

Em nome da ArcelorMittal, Paula Harraca ressaltou que a parceria serve para formar jovens que serão transformadores da sociedade.

“O sentimento é de orgulho e gratidão, porque não é todo parceiro que tem uma proposta de valores tão sólida quanto a do Minas, que tem uma convergência de propósitos com a ArcelorMittal. Ficamos orgulhosos com a parceria, felizes, gratos e queremos continuar investindo, para, juntos, continuarmos transformando o amanhã desses jovens, para que eles também se transformem em agentes transformadores da sociedade. Eu enxergo que estamos investindo em jovens protagonistas das próprias vidas. Um dia, eles vão saber os obstáculos que vão ter que superar, serão donos de suas escolhas. O resultado é uma conquista que é consequência. Não se trabalha apenas por uma medalha, por um resultado, se trabalha por um resultado bem feito. Assim, uma hora o trabalho vai ser reconhecido e a medalha vai chegar”.

Parceria de sucesso

Veja a importância esportiva e cultural da parceria entre Minas Tênis Clube e ArcelorMittal na vida de crianças e jovens.

  • A ArcelorMittal apoia ações de formação de atletas de base em todas as categorias do Minas. Em dez anos, mais de 8 mil beneficiários foram atendidos;
  • Em 2019, o Cidadãos do Amanhã bateu recorde em captação de pessoas físicas, que destinaram o imposto de renda ao projeto esportivo do Minas. Houve aumento de quase 60% no número de doadores, saltando de 809 (em 2018) para 1.281 (em 2019);
  • A parceria entre Minas Tênis Clube e ArcelorMittal mostra a existência de diversos valores em comum, entre eles o interesse em contribuir com a formação humana dos jovens, favorecendo também o desenvolvimento psicológico e a melhoria da qualidade de vida;
  • A ArcelorMittal acredita no potencial transformador do esporte, pois, além do estímulo à socialização, a prática esportiva também trabalha a autoestima, a disciplina, a inclusão e a superação;
  • O Minas Tênis Clube e a ArcelorMittal também são parceiros na realização do Diversão em Cena. Desde 2013 foram realizadas 255 apresentações culturais, que levaram mais de 100 mil pessoas ao teatro do Cento Cultural Minas Tênis Clube;
  • De 2010 a 2019 foram repassados R$ 2.805.191,00 pela ArcelorMittal aos projetos do Minas Tênis Clube, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube.</p