Esporte

Na Hungria

Guilherme Schimidt é prata no World Masters de Judô após vitórias sobre campeões olímpico e mundial

Schimidt teve grande campanha no Masters (Foto: Gabriela Sabau/IJF)Schimidt teve grande campanha no Masters (Foto: Gabriela Sabau/IJF)

O judoca do Minas Tênis Clube, Guilherme Schimidt (81kg), conquistou a medalha de prata no World Masters, disputado neste sábado (5/8), em Budapeste, na Hungria. Ao longo da competição, o minastenista superou o atual campeão olímpico e o campeão mundial.

“Triste por não ter saído campeão, mas feliz com os combates. Venho evoluindo e hoje sou um dos principais atletas da categoria. Vou continuar brigando nessa reta final por uma vaga olímpica e sigo trabalhando por uma possível medalha em Paris 2024, que é meu grande objetivo”, avaliou.

O certame contou com os 36 melhores atletas ranqueados de cada categoria. Schimidt entrou como cabeça-de-chave número 8, o que o colocou de “bye” na primeira rodada. Nas oitavas, passou pelo espanhol Jose Maria Mendiola Izquieta.

Na sequência, disputou a chave mais difícil entre os meio-médios. Primeiro, precisou vencer o campeão olímpico de Tóquio 2020 e bronze na Rio 2016, Takanori Nagase, do Japão. Depois, bateu o atual bicampeão mundial, Tato Grigalashvili, da Geórgia, invicto há 26 lutas no circuito.

Na grande final, Guilherme Schimidt foi superado pelo belga Mathias Casse, campeão mundial em 2021 e vice em 2022 e 2023. Os dois se enfrentaram no Grand Slam de Antalya, no ano passado, com vitória do minastenista.

Amanda Lima (48kg) também representou o Minas na competição em solo húngaro, mas parou na sul-coreana Hyekyeong Lee, enquanto Gabriella Mantena (63kg) foi superada pela japonesa Miku Takaichi.

Guilherme Schmidt contra Takanori Nagase (JPN), nas quartas do Masters (Foto: Gabi Juan/EJU)Guilherme Schmidt contra Takanori Nagase (JPN), nas quartas do Masters (Foto: Gabi Juan/EJU)
 
Siga as redes sociais da equipe de Judô do Minas:

Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas do judô do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes. O preparador físico André Ferreira e o fisioterapeuta Vitor Reis participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.