Esporte

Classificados!

Cinco judocas do Minas são campeões da Seletiva Nacional

Eduardo Bettoni, de branco, foi o primeiro judoca do Minas a subir no pódio (Foto: Divulgação/CBJ)Eduardo Bettoni, de branco, foi o primeiro judoca do Minas a subir no pódio (Foto: Divulgação/CBJ)

Os judocas do Minas Tênis Clube marcaram presença no pódio da Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024, realizada neste fim de semana, em Porto Alegre (RS). No feminino, as campeãs foram Amanda Lima (48kg), Gabriella Mantena (63kg) e Millena Silva (78kg), enquanto no masculino os títulos ficaram com Diego Ismael (60kg) e Eduardo Bettoni (100kg). Com os resultados, os minastenistas conquistaram o direito de representar a Seleção Brasileira em uma competição internacional em 2023, seja Grand Prix, Open ou Grand Slam.

A judoca Amanda Lima venceu Natasha Ferreira, da Sociedade Morgenau, por ippon. Já Gabriella Mantena forçou três shidos em Tamires Crude, do Instituto Reação, e Millena Silva levou a melhor contra Eliza Ramos, do Flamengo, nas punições. O minastenista Diego Ismael venceu por ippon Chrystian Silva, do Paineiras do Morumby, assim como Eduardo Bettoni aplicou o golpe perfeito em Leonardo Gonçalves, do Sogipa.

Millena Silva subiu da categoria 70kg para 78g em grande estilo (Foto: Divulgação/CBJ)Millena Silva subiu da categoria 70kg para 78kg em grande estilo (Foto: Divulgação/CBJ)

O Minas ainda teve sete atletas entre os finalistas da Seletiva: Gabriela Conceição (52kg), Shirlen Nascimento (57kg), Victoria Archina (+78kg), Julio Koda Filho (73kg), Guilherme Guimarães (81kg), Matheus Oliveira (90kg) e Tiago Palmini (+100kg). Ao todo, o Clube foi representado por 30 judocas na competição que marcou o início do processo de formação da Seleção Brasileira para 2023.

Os atletas do judô do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos do Projeto Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, processo nº 71000.046245/2020-83. O preparador físico André Ferreira e o fisioterapeuta Vitor Reis participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.