Esporte

Em Dourados

Minas estreia na Copa Mundo do Futsal Sub-21 contra a ACBF, nesta segunda (25/4)

Equipe Sub-21 disputa a etapa nacional da Copa Mundo do Futsal (Fotos: Orlando Bento/MTC)Equipe Sub-21 disputa a etapa nacional da Copa Mundo do Futsal (Fotos: Orlando Bento/MTC)

O Minas embarca neste domingo (24/4) para Dourados (MS), onde será realizada a etapa nacional da Copa Mundo do Futsal Sub-21, a maior competição de clubes da categoria. O torneio começa no dia 24/4 e segue até o dia 1º/5, no ginásio da Unigran, com 15 equipes participantes, divididas nos grupos A, B e C. Os três melhores colocados avançam para a fase mundial do campeonato, que será entre os dias 10 e 15/5, em Paranaguá (PR). As partidas serão transmitidas pelo YouTube do Mundo do Futsal e do ex-jogador Falcão, e as finais terão transmissão do SporTV. 

O time minastenista está no grupo B, ao lado de São Paulo (SP), Acel/Chopinzinho (PR), ACBF (RS) e Santo André Intelli (SP). A estreia será diante da ACBF, na segunda-feira (25/4), às 20h. Pelo regulamento, as equipes jogam entre si em cada grupo, em turno único, e os dois melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final. Os vencedores avançam para as semifinais e depois final. 

O técnico Daniel Lobato destacou que o time do Minas vai em busca dos resultados, mas que o objetivo maior é a formação e desenvolvimento dos jovens atletas. “É muito importante para a gente disputar a Copa Mundo do Futsal. É um campeonato muito forte da categoria, com as principais equipes do País. Para nosso time, como preparação e formação dos nossos atletas, é um torneio de suma importância. Vamos para tentar a classificação para a fase internacional, mas sem esquecer que o objetivo maior é a formação desses atletas para, futuramente, subirem para o time adulto. Além de buscar o resultado, claro, vamos buscar evoluir cada vez mais o nosso desempenho”, afirmou. 

A delegação minastenista que segue para a competição conta com os goleiros Lucas e Everton; os fixos Lucas Diniz, Guilherme Duarte, Guilherme Pinheiro e Calixto; os alas Erick Silveira, Gabriel Oliveira, Pedro Lacerda, Caique Oliveira e Lucas Spengler; e os pivôs Lucas Scheffer, Matheus Oliveira, Victor Silva e Lucas Cruz. A comissão técnica conta com o treinador Daniel Lobato, o auxiliar técnico Diogo Barros e o massoterapeuta André Munhoz. 

Tabela de jogos:

25/4 – 20h – Minas (MG) x ACBF (RS)
26/4 – 12h – Santo André Intelli (SP) x Minas (MG)
27/4 – 16h – São Paulo (SP) x Minas (MG)
28/4 – 10h – Minas (MG) x Acel / Chopinzinho (PR)

29/4 – Quartas de final
30/4 – Semifinal
1º/5 – Final 

Grupo A: Juventude AG (MS), Corinthians (SP), Pato (PR), Joinville (SC) e Marechal (PR).

Grupo B: São Paulo (SP), Acel/Chopinzinho (PR), ACBF (RS), Minas (MG) e Santo André Intelli (SP).

Grupo C: Magnus (SP), Vasco da Gama (RJ), Foz Cataratas (PR), São José dos Pinhais (PR) e Jaraguá  (SC).

Os atletas do futsal do Minas são beneficiados com recursos de projetos aprovados na Lei Federal e na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.048620/2021-19, e  Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Basquete e do Futsal – Ano II, nº 2020.02.0068, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.

Siga as redes sociais oficiais do Futsal do Minas:
Facebook: /mtcfutsal
Instagram: @mtcfutsal