Esporte

Falta pouco

Davi Rossetto se prepara para a estreia com o Minas no NBB 2019/20

(Foto: Divulgação / LNB)(Foto: Divulgação / LNB)

No início de julho de 2019, a diretoria minastenista anunciava a contratação do armador Davi Rossetto. O novo reforço trazia na bagagem a medalha de campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/19, conquistado com o Flamengo. Com o rubro-negro carioca, o criador de jogadas teve médias de 5 pontos, 2,9 rebotes e 2,4 assistências por partida.

A primeira temporada com a camisa do tradicional time de Belo Horizonte (MG) será a décima do jogador na principal competição do basquete nacional. As duas primeiras edições do NBB foram disputadas com o EC Pinheiros.

Na sequência, Davi deixou a equipe paulistana e embarcou para o nordeste brasileiro. As cores do Basquete Cearense foram defendidas por seis anos seguidos. Na temporada 2014/15, alcançou as melhores médias do tempo em que esteve em Fortaleza (CE), com 13,4 pontos, 4,1 rebotes e 4,6 assistências por jogo. Em 2014, Davi Rossetto foi campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do basquete brasileiro, com o time de Fortaleza (CE). O jogador ainda levou o prêmio de MVP (melhor jogador) da final.

Agora, o jogador se prepara para disputar o NBB pelo Minas. Na pré-temporada, participou de quatro amistosos preparatórios para a competição. O resultado foi extremamente positivo, já que os minastenistas conquistaram quatro vitórias.

Em conversa com o Site do Minas, Davi Rossetto falou sobre a preparação para mais uma edição do NBB e do adversário da estreia.

Qual a avaliação que você faz do desempenho do Minas nos amistosos, sabendo que a equipe passou por grande reformulação?

“O ideal em todo amistoso é a preparação, identificar os pontos fortes e pontos fracos da equipe. Assim, você vai evoluindo, direcionando o treinamento e o pensamento, para que a equipe encontre o máximo do potencial o quanto antes. Então, nesse sentido, além das vitórias, os amistosos foram muito proveitosos.

Acho que a equipe já pegou uma ideia do que o técnico pretende, das características individuais, de como isso se complementa, para que a equipe pegue uma cara legal, se entrose e possa jogar em um nível alto. Então, acho que foi muito produtivo. Agora, é direcionar o trabalho e aproveitar bem essa semana antes da estreia”.

E individualmente, qual a avaliação faz da sua atuação na armação?

“Eu até achei bem parecido com o que eu fazia no Flamengo, na temporada passada. Então, não teve tanta novidade. É uma posição de organização, cadência, de leitura do jogo, para que os jogadores ao meu redor fiquem confortáveis e consigam jogar no máximo deles.

Ao mesmo tempo, preciso ser agressivo e me apresentar como uma arma ofensiva. Em caso de ser solicitado, preciso ter bom aproveitamento. Então, fiquei feliz, porque é uma situação que eu estou mais adaptado. Com o passar do tempo, a gente vai mudando uma coisa ou outra, mas estou bem ambientado”.

Na última temporada, você atuou pelo Flamengo e foi campeão do NBB. Qual a melhor forma de enfrentar a equipe na estreia da temporada?

“A gente tem que ter atenção máxima. Jogar contra o Flamengo é complicado, porque existem muitos jogadores que podem definir a partida em um dia inspirado. Então, você não pode menosprezar ninguém, nenhum tipo de situação. Tem que se preocupar muito com a defesa.

É uma equipe que já tem um entrosamento da temporada passada, por isso que precisamos enfrentar o Flamengo com muita energia, para tirá-los da posição de conforto. Uma vez que eles estão confortáveis dentro do jogo fica muito difícil de defender. É importante ter atenção e agressividade o tempo todo na defesa. No ataque, tem que ser a mesma coisa. Vamos descobrindo coisas novas, melhorando”.

Novo Basquete Brasil (NBB) 2019/20 – Primeiro turno

12/10 – 12h45 – Minas X Flamengo – Arena Minas Tênis Clube – BAND

14/10 – 20h – Minas X Botafogo – Arena Minas Tênis Clube
22/10 – 20h – Rio Claro X Minas – Rio Claro (SP)
24/10 – 19h30 – Pato Branco X Minas – Pato Branco (PR)
2/11 – 12h45 – São Paulo X Minas – São Paulo (SP)
4/11 – 19h30 – Paulistano X Minas – São Paulo (SP)
19/11 – 19h – Minas X Bauru – Arena Minas Tênis Clube
23/11 – 12h45 – Minas X Franca – Arena Minas Tênis Clube
4/12 – 20h – Mogi X Minas – Mogi das Cruzes (SP)
6/12 – 21h10 – São José X Minas – São José dos Campos (MG)
12/12 – 19h30 – Basquete Cearense X Minas – Fortaleza (CE)
14/12 – 16h – Unifacisa X Minas – Campina Grande (PB)
19/12 -19h – Minas X Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube
21/12 – 12h45 – Minas X Corinthians – Arena Minas Tênis Clube
29/12 – 11h – Minas X Brasília – Arena Minas Tênis Clube 

Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Coleguium

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete
</p