Em Brasília
Atletas e comissão técnica do Minas estão prontos para competir na capital federal (Foto: Orlando Bento/MTC)
A equipe de judô do Minas está escalada para as duas principais competições do calendário nacional. Ao todo, 28 minastenistas representam o Clube nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – Troféu Brasil, que será nos dias 20 e 21/9 (sexta-feira e sábado), e no Grande Prix Nacional, que será nos dias 22 e 23/9 (domingo e segunda-feira). As duas competições serão disputadas em Brasília (DF). A delegação minastenista embarca para a capital federal nesta quinta-feira, às 6h.
As competições são de extrema importância para o Clube e os atletas. O Troféu Brasil, por exemplo, nesta edição, ganha um sabor ainda mais especial. É que a comissão técnica da seleção brasileira Adulta observará os judocas e, ao final, anunciará o grupo que defenderá o Brasil no Grand Slam de Brasília, que será disputado nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Os resultados e medalhas individuais valem pontos no ranking nacional (individual) e soma pontos na contagem geral da competição. Ao final, o clube que somar mais pontos será o campeão.
O Minas conquistou o Troféu Brasil geral em quatro oportunidades (2009, 2011, 2014 e 2016). No feminino, o Clube é tricampeão (2011, 2013 e 2016). Já a equipe masculina luta para conquistar o quinto título nacional (2003, 2009, 2014 e 2015). O Troféu Brasil Interclubes 2019 tem 425 atletas inscritos, que representarão 94 agremiações de todos os estados do Brasil.
Já o Grand Prix Nacional ganhou novo formado em 2018 e passou a seguir as normas da Federação Internacional de Judô (FIJ). Com o formato olímpico, as disputas interclubes são por equipes mistas (três homens e três mulheres). No ano passado, a equipe minastenista ficou com a medalha de bronze na competição.
O técnico Fúlvio Miyata está confiante na competição e espera uma disputa bem equilibrada. “Este Troféu Brasil vai valer vaga para o Grand Slam deste ano. Então, aí já dá para esperar uma competição de altíssimo nível. Estou bem confiante, pois nos preparamos para isso. A expectativa de um treinador é sempre muito positiva, de medalhas e medalhas. Mas, é claro, eu sou realista e pensar em uma competição como este Troféu Brasil, onde vários atletas da seleção brasileira estarão presentes, posso afirmar que o caminho será duro. Eu confio muito em nossa equipe e vamos para a competição para brigar para pódio e tentar ser os melhores”, planejou o treinador minastenista.
Em relação ao Grand Prix, Fúlvio garante que a equipe vai brigar pelo pódio. “No GP, vamos, pelo menos, para defender a terceira posição que conquistamos no ano passado, mas queremos fazer a final. Sabemos que será outra disputa pesada. Acredito que teremos resultados positivos nessas duas competições”, finalizou Fúlvio.
Para a judoca Mariana Silva (63kg), o Troféu Brasil 2019 terá um gostinho mais especial. Atleta disputou a competição pela última vez em 2016, quando ficou com a medalha de prata na disputa da categoria até 70kg. Nos dois anos seguintes, a judoca ficou fora devido às duas lesões no joelho. “Será a minha volta nesta que é a maior competição do Brasil. Estou muito feliz por isso e vou em busca de uma boa colocação. Vencer este campeonato será importante para me colocar de volta em evidência no cenário nacional. É foco total, estou preparada e muito confiante para esta disputa”, comentou a Mariana.
Mariana Silva e Eduardo Bettoni fazem os últimos ajustes antes das competições (Foto: Divulgação/MTC)
Quem também está confiante é a jovem Kamilla Silva (57kg). Em 2018, a minastenista só foi parada na final e ficou com a medalha de prata. “Este ano, espero ser ainda melhor que o ano passado. Estou muito preparada para este Troféu Brasil, com muito foco e determinada. Espero fazer uma boa competição e chegar ao alto do pódio. Tive a oportunidade de estudar as minhas possíveis adversárias e estou pronta para os combates”, destacou Kamilla.
O Minas embarca para a capital federal com os judocas Robson Penna (60kg), Wander Cândido (66kg), Guilherme Fernandes (66kg), Gabriel Silva (66kg), Adriano Rodrigues (66kg), Júlio Koda Filho (73kg), Guilherme Fernandes (73kg), Fernando Ramos (81kg), Guilherme Schimidt (81kg), Guilherme Guimarães (81kg), Gustavo Assis (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), André Humberto (100kg), Juscelino do Nascimento Junior (+100kg), Tiago Palmini (+100kg), Thays Xavier (48kg), Larissa Farias (48kg), Amanda Lima (48kg), Maria Taba (52kg), Jaqueline do Nascimento (52kg), Flavia Gomes (57kg), Layana Colman (57kg), Kamilla Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Bárbara Faria (63kg), Millena Silva (70kg), Sarah Bezerra (70kg), Ariana Ingrid (78kg) e Isabela Sanches (78kg).
A delegação minastenista é composta, ainda, pelos técnicos Fúlvio Miyata, Luciano Corrêa, Alfredo Dornelles e Adriano Rodrigues (treinador e atleta), pelo preparador físico André Avelar, pelo fisioterapeuta Rafael Freire, pela psicóloga Micheli Maris Dias Del Rio e pelo analista técnico cientico Bruno Teobaldo. O jornalista José Luiz Júnior, da Assessoria de Comunicação do Minas, acompanha a equipe em Brasília. Os profissionais de imprensa que precisarem de auxílio com entrevistas podem entrar em contato pelo e-mail jose.luiz@minastc.com.br ou pelo celular: 31-99106-1834.
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô- Troféu Brasil e Grand Prix fazem parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes filiados ou vinculados tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
O técnico Adriano Rodrigues, o preparador físico André Avelar e o fisioterapeuta Rafael Freire fazem parte do projeto Formação de Atletas por Meio do Investimento em Profissionais do Esporte – nº 64, parceria MTC e CBC.

Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do projeto Olímpico de Judô – Minas Tênis Clube, processo nº 58000.010626/2016-80, que custeou hospedagem, taxas esportivas, transporte aéreo e terrestre para a competição.
Os técnicos Fúlvio Miyata e Luciano Corrêa fazem parte do projeto Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube – nº: 58000.010626/2016-80, parceria MTC e Secretaria Especial do Esporte.

Patrocinador: Belo Dente
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte</p