Espaços Seguros
Um estudo encomendado pela EuropeActive, principal associação representante do setor de atividade física na União Europeia, concluiu que ginásios, academias e instalações de lazer são os locais de menor nível de transmissão da Covid-19. A pesquisa foi realizada pelo Advanced Wellbeing Research Centre (AWRC), da Universidade de Sheffield Hallam, no Reino Unido e da Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha. Os resultados apontaram que taxa média de infecção por Covid-19 é de apenas 0,78 por 100 mil idas à academia. Foram analisadas, desde setembro último, 62 milhões de visitas de pessoas a ginásios e academias, em 14 países europeus, onde foram notificados 487 casos positivos do novo coronavírus.
De acordo com a Universidade de Sheffield Hallam, “as descobertas atenuam as preocupações de saúde pública sobre a segurança dos ginásios”, considerando esses ambientes como seguros e “com risco relativamente baixo de infecção”. Fizeram parte da análise ginásios e academias da Alemanha, França, Suécia, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Noruega, Suíça, República Checa, Polônia, Dinamarca, Luxemburgo e Reino Unido.
No Minas, foram feitas várias adequações para atender às medidas de prevenção à dissimenimação do vírus, estabelecidas no Protocolo de Bioproteção do Clube. As aulas dos cursos oferecidos foram reiniciadas, gradualmente, a partir de setembro, quando houve a liberação da Prefeitura de Belo Horizonte para o funcionamento das academias da cidade. Assim que houver a liberação, após este novo período de fechamento, os sócios poderão voltar a se sentir seguros para a prática de suas modalidades esportivas.
PROTOCOLO DE BIOPROTEÇÃO
Confira algumas das principais medidas de prevenção contra o novo coronavírus adotadas na Academia do Minas, nas Unidades I, II e Náutico.