Educação

Conhecimento

XII Jornada Científica reúne profissionais do esporte e da Ciência do Esporte, no Minas I

“A prática esportiva é a mesma há cem anos. A ciência é que evolui para preparar o atleta da melhor maneira possível”, destacou Carlos Antônio da Rocha Azevedo, o “Rochinha”, diretor geral de Esportes do Minas Tênis Clube, na abertura da programação do segundo dia da XII Jornada Científica – Aprendendo em ação: fortalecer a prática embasada na teoria – realizada no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, no Minas I. Até o dia 30 de janeiro, profissionais nacionais e internacionais do esporte se reúnem no Minas para apresentar e discutir, com educadores físicos, fisioterapeutas, atletas e público em geral, conceitos neurofisiológicos, human basic movements, prevenção de lesões no esporte, recursos no tratamento da dor, modulação de carga e recuperação, formação esportiva a longo prazo e outros assuntos, em palestras e mesas redondas.

A XII Jornada Científica foi aberta no sábado, 26 de janeiro, quando foram realizadas as palestras “Aplicação de conceitos neurofisiológicos na prática da musculação”, com o profissional de educação física e especialista em Fisiologia do Exercício e Cinesiologia, Leonardo Santos; Human basic movements; com o professor de Educação Física e idealizador do Supercore Treinamento Funcional Integrado, Kenji Takahashi; e “Mecanismos de ação dos recursos de tratamento de dor”, com o professor e especialista em Fisioterapia Esportiva, Artur Padão. Os convidados participaram também da mesa redonda “Fatores determinantes para aderência e permanência no exercício físico”.

 

Competitividade

Na segunda-feira, dia 28 de janeiro, ‘Rochinha’ reforçou a importância do alinhamento entre prática e teoria para a produção de conhecimento e destacou o trabalho de integração das diferentes áreas do Minas, principalmente, da Educação, como base para a formação de crianças, associados e atletas no mundo competitivo em que vivemos. “Nós somos um centro que utilizamos a informação e a ciência em prol do desenvolvimento de vocês, dos atletas e das instituições (…) O Clube apoia todos os departamentos da área de esporte, de educação, e tem total confiança naquilo que vocês têm, querem e podem fazer”, destacou o diretor.

O diretor médico do Clube Rodrigo Otávio Dias de Araújo proferiu três discursos em sua participação: o primeiro, destinado a profissionais externos; o segundo, direcionado para a Educação, a partir de uma experiência do diretor em um curso na Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos e, por fim, um discurso de otimismo. Para Dr. Rodrigo, o principal elemento na educação de uma criança e atleta, hoje, é permitir que ele se socialize. “O que devo levar para casa quando eu quiser ensinar meu filho ou um atleta é: ensine ele a ser aceito em uma conversa em volta da fogueira. Como entrar e sair de ambientes? Como não agredir? Como ser colaborador?”, apontou o diretor, que completou “É educar para a humanidade. Vamos ser do bem?”, reforçou Dr. Rodrigo Otávio. 

 

Carga e recuperação

Eduardo Pimenta ministrou palestra sobre “Modulação de carga e recuperação”.Eduardo Pimenta ministrou palestra sobre “Modulação de carga e recuperação”

Eduardo Pimenta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e consultor em Fisiologia do Exercício aplicada ao Futebol, com trabalhos no Cruzeiro Esporte Clube, Clube Atlético Mineiro e Seleção Brasileira Olímpica, falou sobre “Modulação de carga e recuperação”, e apontou que o caminho para o bem-estar do atleta é a recuperação. Alimentação e sono controlados, bem como o monitoramento preditivo foram alguns dos pontos abordados pelo profissional para a promoção da saúde dos esportistas. Pimenta reforçou que, antes de escolher a tecnologia como que irá trabalhar, é preciso entender a modalidade em que está atuando.

O professor de Educação Física e mestre em Ciência do Esporte, Bruno Pena Couto, falou sobre periodização, monitoramento de fadiga e cargas externa e interna. A carga interna, segundo o especialista, é uma resposta “psicofisiológica durante o estímulo, em outras palavras, uma percepção subjetiva do esforço durante o treinamento”. Já a carga externa é o parâmetro de monitoramento da caga interna. O profissional também reforçou sobre a necessidade de se registrar, monitorar, e controlar a carga, para que ela seja ajustada à situação do atleta no momento. 

 

Programação

A programação da XII Jornada Científica segue até quarta-feira, 30 de janeiro, com o tema “Combatividade no esporte de alto rendimento”, com a presença do professora e psicóloga do COB, Alessandra Dutra. Os avanços técnicos-científicos aplicados no Minas tênis Clube também serão apresentados no último dia do evento. O colaborador e professor Cláudio Olívio destacará o tema “Idade relativa x Evasão no esporte de base”; Davison Alves, falará sobre a “PSE em diferentes estruturas de cargas”, enquanto Bruno Teobaldo discorrerá sobre a “Reprodutibilidade da CK” e Guilherme Bernardone sobre “Prevenção de lesão no Esporte”.

Pouco antes, no dia 29 de janeiro, estão no programa as palestras dos portugueses Fernando Santos, com Life Skills, seguida da apresentação do professor doutor Cláudio Farias, com o título Sport Education. A doutora e professora em teoria e prática pedagógica em Educação Física Carine Colet completa o programa do dia com a palestra “Elementos determinantes da formação esportiva a longo prazo”.  

As inscrições para a XII Jornada Científica estão encerradas.