Brasília (DF) – O bronze é nosso! A equipe minastenista conquistou a medalha após superar o Paulistano (SP) na disputa pelo terceiro lugar do Campeonato Brasileiro Interclubes – Grand Prix Nacional. Na tarde desta segunda-feira (23/9), no Sesi-Taguatinga, no Distrito Federal, os minastenistas venceram a disputa por equipes mistas, por 4 a 0. Desta forma, o Minas repetiu o resultado do ano passado. A Sogipa (RS) venceu o Clube Paineiras (SP) e ficou com o outro bronze. Na decisão, o Pinheiros (SP) venceu o Instituto Reação (RJ) e foi o campeão da competição.
Equipe do Minas ficou com a medalha de bronze no Grand Prix Nacional (Foto: Divulgação/MTC)
Antes do bronze no Grand Prix, o Minas disputou, também em Brasília, o Campeonato Brasileiro Interclubes – Troféu Brasil de Judô. A equipe masculina do Minas terminou a competição na terceira posição, enquanto a feminina ficou na quinta colocação. O Minas ficou em quarto lugar geral, com uma medalha de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Com 10 medalhas no total, os minastenistas superaram os números de 2018, quando conquistou seis medalhas no Troféu Brasil.
Após as disputas desta segunda-feira, o assistente técnico do Minas, Luciano Corrêa, avaliou positivamente os resultados do Clube nas duas competições. “Estamos com uma equipe bem jovem e que mostrou crescimento durante os dois campeonatos. Todos os atletas conseguiram lutar bem no Troféu Brasil, mesmo os mais novos, e isso mostra crescimento. Já no Grand Prix, conseguimos chegar entre as três ou quatro forças do Brasil. Faremos, agora, alguns ajustes para o ano que vem a gente chegar na final e brigar pelo título. Tanto eu quanto o Fúlvio (Miyata), estamos felizes com o resultado. O Fúlvio está há cerca de um ano à frente da equipe e eu, o auxiliando. Podemos sentir muita evolução e crescimento, não apenas em resultados, mas de postura e de desenvolvimento. Tenho certeza que, não apenas neste ciclo olímpico, mas já pensando no Ciclo de 2024, teremos vários atletas na seleção brasileira”, destacou Luciano Corrêa.
A disputa
Minas e Paulistano estiveram frente a frente na disputa pelo bronze. No primeiro confronto da categoria até 73kg, Júlio Koda Filho fez uma luta equilibrada contra o paulista Raí da Silva. No golden score, o minastenista conseguiu aplicar um ippon e abriu 1 a 0 para o Minas. Na sequência, Millena Silva (70kg) enfrentou Vitória da Silva e também venceu no golden score. Eduardo Bettoni encarou Victor Nascimento na categoria até 90kg. Restando 2m20 para o final, Bettoni jogou adversário com as costas no chão e fez 3 a 0 para o Minas. No confronto que confirmaria o bronze para o Minas, Sarah Bezerra lutou um peso acima da sua categoria. A minastenista encarou Thauana Silva (+70kg). A diferença de categoria não foi problema para a judoca do Minas, que dominou o duelo do início ao fim. Sempre mais agressiva no combate, Sarah conseguiu derrubar a adversária e deu números finais à disputa. Com 4 a 0 no placar, o Minas conquistou o bronze.
O Minas disputou o Grand Prix Nacional com Júlio Koda Filho (73kg), Guilherme Fernandes (73kg), Gustavo Assis (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Juscelino do Nascimento Junior (+100kg), Tiago Palmini (+100kg), Layana Colman (57kg), Kamilla Silva (57kg), Millena Silva (70kg), Sarah Nascimento (70kg), Ariana Ingrid (78kg) e Isabela Sanches (78kg). A delegação minastenista esteve em Brasília com os técnicos Fúlvio Miyata, Luciano Corrêa, Alfredo Dornelles e Adriano Rodrigues, com o preparador físico André Avelar, com o fisioterapeuta Rafael Freire, com a psicóloga Micheli Maris Dias Del Rio e com o analista técnico cientico Bruno Teobaldo. O jornalista José Luiz Júnior, da Assessoria de Comunicação do Minas, também acompanhou a equipe em Brasília.
Os Campeonatos Brasileiros Interclubes de Judô – Troféu Brasil Interclubes e Grand Prix Nacional fazem parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes filiados ou vinculados tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
O técnico Adriano Rodrigues, o preparador físico André Avelar e o fisioterapeuta Rafael Freire fazem parte do projeto Formação de Atletas por Meio do Investimento em Profissionais do Esporte – nº 64, parceria MTC e CBC.

Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do projeto Olímpico de Judô – Minas Tênis Clube, processo nº 58000.010626/2016-80, que custeou hospedagem, taxas esportivas, transporte aéreo e terrestre para a competição.
Os técnicos Fúlvio Miyata e Luciano Corrêa fazem parte do projeto Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube – nº: 58000.010626/2016-80, parceria MTC e Secretaria Especial do Esporte.

Patrocinador: Belo Dente
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte</p