Esporte

É do Brasil

Com três atletas, Minas é o clube com mais ginastas na seleção brasileira principal

Os ginastas Leonardo de Souza, Lucas Bitencourt e Bernardo Actos estão na lista de convocados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para integrarem a seleção brasileira Adulta nas competições internacionais de 2019. Na convocação da CBG, além dos minastenistas, estão outros oito atletas, que representam seis clubes no Brasil. Com três convocados, o Minas é o Clube brasileiro com maior número de atletas na seleção principal.

klsklsnckldcLeonardo de Souza, Lucas Bitencourt e Bernardo Actos representam o Minas na seleção brasileira Adulta (Foto: Ignácio Costa/MTC)

Formado nas categorias de base do Minas, o jovem Bernardo Actos, de 19 anos, comemora a convocação, após sofrer com lesões no ombro e no pé, em 2018. “Foi muito gratificante para mim. Batalho bastante para ter esses resultados e, depois de um 2018 conturbado, estou de volta à seleção. A gente trabalhou muito, em questão de Gerência Multidiscipliar, com psicólogo e fisioterapeuta, para eu voltar a treinar. Então, valeu à pena todo esforço. A gente treina, dá duro aqui no ginásio para ter esses resultados. Fiquei muito feliz quando recebi a convocação e, agora, é trabalhar forte para continuar evoluindo e manter vivo o sonho de representar o Brasil nas Olímpiadas”, comentou Bernardo Actos.

Para Leonardo de Souza, de 24 anos, a convocação já era esperada. “A convocação é fruto dos resultados, dos nossos trabalhos e treinamentos aqui no Minas. Obviamente, fiquei muito feliz com a notícia. Nós três aqui do clube já tínhamos uma ideia de que isso poderia acontecer para nós, já que terminamos o 2018 como a segunda melhor equipe do Brasil. O nosso clube é o que mais tem atleta na seleção. Acredito que, neste ano, estando dentro do grupo que representará o Brasil, a gente possa colher melhores resultados e continuar na tentativa de conquistar uma vaga olímpica”, projetou Leonardo de Souza, que chegou ao Minas em 2010.

Mais experiente, Lucas Bitencourt, o Bisteca, tem 25 anos. O atleta chegou ao Minas em 2018 e está feliz em representar o Brasil pelo sexto ano. “É sempre bom estar de volta. Vejo a seleção brasileira como um grupo muito forte. O nosso objetivo principal é, obviamente, chegar às Olímpiadas do ano que vem. Para isso, estamos treinando muito forte. Com certeza, daremos o nosso melhor e vamos lutar até o fim para alcançar este objetivo.

As principais competições para a seleção brasileira de ginástica artística na temporada são o Campeonato Sul-americano, em junho, os Jogos Pan-americanos, em julho, e o  Campeonato Mundial, em outubro.

Siga as redes sociais oficiais da equipe de ginástica do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

O atleta Bernardo Actos é Embaixador CBC . O projeto Embaixadores CBC tem como objetivo evidenciar os principais beneficiados pelos convênios entre o CBC e sua rede de clubes filiados, ou seja, seus atletas olímpicos e paralímpicos. Os atletas foram definidos pela diretoria de seus próprios clubes.

</p