Esporte

Dominante

Itambé/Minas faz 3 a 0 no São Caetano e já pensa na Copa Brasil

A equipe Itambé/Minas fez o seu dever de casa e garantiu mais três pontos na tabela de classificação da Superliga Banco do Brasil 2019/20. Na noite dessa terça-feira, na Arena Minas Tênis Clube, o time do técnico Nicola Negro encontrou o São Cristóvão Saúde/São Caetano e, em sets diretos, bateu a equipe do ABC Paulista, que dificultou o jogo minastenista nos dois primeiros sets e se entregou terceiro. As parciais do duelo, válido pela terceira rodada do segundo turno da competição nacional, foram: 25/21, 25/22 e 25/16. A capitã Carol Gattaz foi escolhida a melhor jogadora em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei. A central Thaisa e a oposta Bruna Honório foram as maiores pontuadoras da partida, com 16 e 15 pontos, respectivamente.

;fsdgdsgCarol Gattaz foi a melhor jogadora em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei (Foto: Orlando Bento/MTC)

Com o triunfo, o time mineiro chegou aos 36 pontos na tabela de classificação e segue na cola do líder Sesc-RJ e do vice-líder, Dentil/Praia Clube, ambos com 38 pontos.

O time minastenista volta à quadra, pela Superliga Banco do Brasil, somente no dia 4 de fevereiro. Antes, porém, o Itambé/Minas tem um importante compromisso. Nesta sexta-feira (31/1), o time enfrenta o Dentil/Praia Clube, pela semifinal da Copa Brasil 2020. A disputa será em Jaraguá do Sul (SC), sede da fase final do torneio nacional. A outra semifinal será entre Sesc-RJ e Sesi Vôlei Bauru. Os vencedores das duas semifinais disputam a final no sábado (1º/2).

O confronto…
O técnico Nicola Negro foi obrigado a iniciar o jogo dessa terça com uma formação diferente. A levantadora Macrís está em fase final de recuperação de uma virose e entrou no jogo apenas para fazer a inversão. Já a ponteira Kasiely sentiu dores abdominais e, por precaução, foi poupada da partida.

Bruninha substituiu Macrís e ditou o ritmo do ataque minastenista, que deu muito trabalho à defesa adversária. O primeiro set começou bem equilibrado, com o time do ABC Paulista em vantagem em alguns momentos (8/7). No entanto, na reta final, a equipe mineira, com bom aproveitamento no bloqueio, levou a melhor e abriu 1 a 0 no jogo: 25/21.

Ne segundo set, as minastenistas tiveram um pouco mais de trabalho. No início, a equipe abriu vantagem (8/5), mas comentou alguns erros e, com isso, o time adversário empatou (14/14). Mais consistente no ataque, as donas da casa voltaram abrir vantagem (18/16). O São Caetano se acertou e conseguiu, mais uma vez, igualar o placar (20/20). O técnico Nicola Negro chamou a atenção do time e corrigiu o posicionamento de suas atletas. Assim, com um pouco mais de tranquilidade para definir, o Itambé/Minas fez 25/22 e venceu o segundo set.

No terceiro e último do jogo, a equipe minastenista foi dominante do início ao fim. O ataque minastenista mostrou superioridade frente à defesa adversária. O bloqueio de Thaisa, Gattaz e Bruna Honório virou um paredão e parou o São Caetano, que não encontrou forças para buscar uma reação. Logo d cara, com o bom saque de Thaisa, o time mineiro abriu 3 a 0. A qualidade no setor ofensivo da equipe mineira deu mais velocidade no jogo e o time paulista não conseguiu acompanhar. Com boa consistência, as minastenistas construíram boa vantagem após a metade do set (17/11). O setor ofensivo não deu chances para o bloqueio do São Caetano, que viu o Itambé/Minas fechar o jogo, ao fazer 25/16.

Melhor em quadra, Carol Gattaz falou das dificuldades da equipe, mas destacou a importância dos três pontos. “Hoje, tivemos algumas baixas no time, mas a Bruninha e a Lana entraram superbem. Dominamos o jogo o tempo inteiro, apesar de algumas dificuldades. O que eu acho é que, às vezes, a gente tem um pouco mais de dificuldades e quando a gente acha um caminho, como foi no terceiro set, a gente consegue fazer o nosso melhor jogo. Acredito que poderíamos ter vencido com mais facilidade, mas valeu pelos três pontos”, avaliou a central minastenista.

A levantadora Bruninha, que substituiu Marís, disse que sentiu um frio na barriga, no início, mas, despois, o jogo fluiu. “Substituir a melhor levantador do Brasil, não é fácil. A ansiedade bateu forte no início, mas, aos poucos, consegui fazer o jogo. As atletas mais experientes sempre me apoiam muito e, com isso, dentro de quadra, fica mais fácil. Felizmente, consegui ajudar o time e, agora, vamos para o próximo desafio”, comentou a levantadora do Itambé/Minas.

Ficha técnica
Itambé/Minas:
Bruninha, Bruna Honório, Lana, Acosta, Carol Gattaz, Thaisa e Léia (líbero). Entraram: Macrís, Laura, Sheilla e Luiza. Técnico: Nicola Negro.
São Cristóvão Saúde/São Caetano: Fernanda, Ana Cristina, Domingas, Sonály, Gabriella, Duda e Paulina (líbero). Entraram: Juliana, Natália, Letícia, Ana Flávia e Bruna. Técnico: Fernando Gomes.
Árbitros: Adriano Ramos e Guilherme Mendonça, ambos de Minas Gerais.

Tabela Copa Brasil
Semifinal – Jaraguá do Sul (SC)
Jogo 5 – 31/1 – 19h30 – Sesc-RJ x Sesi Vôlei Bauru
Jogo 6 – 31/1 – 21h30 – Dentil/Praia Clube x Itambé/Minas

Final – Jaraguá do Sul (SC)
1º/2 – 21h30 – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6

Superliga – Segundo turno
17/1 – Itambé/Minas (3 x 1) Flamengo – Arena MTC (22/25, 25/17, 27/25, 25/17)
24/1 – Itambé/Minas (3 x 0) Valinhos – Arena MTC – (25/20, 25/23 e 25/18)
28/1 – Itambé/Minas (3 x 0) São Cristóvão Saúde/ São Caetano – Arena MTC  (25/21, 25/22 e 25/16)

4/2 – 20h – Pinheiros x Itambé/Minas – São Paulo (SP)
7/2 – 20h – Vôlei Curitiba x Itambé/Minas – Curitiba (PR)
11/2 – 20h – Fluminense x Itambé/Minas – Rio de Janeiro (RJ)
14/2 – 20h – Itambé/Minas x São Paulo FC/Barueri – Arena MTC
28/2 – 20h – Itambé/Minas x Sesi Vôlei Bauru – Arena MTC
6/3 – 19h30 – Sesc-RJ x Itambé/Minas – Rio de Janeiro (RJ)
3/3 – 20h – Osasco/Audax x Itambé/Minas – Osasco (SP)
10/3 – indefinido – Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube – Arena MTC

Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: Localiza Hertz 
Patrocinador: 
Axial
Patrocinador: JAM Engenharia
Fornecedor de Material Esportivo: Icone

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: 
/mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

 Fotos: Orlando Bento/MTC</p