Cultura

TimeLine:BH #8

Festival de Cinema abraça a arte eletrônica e cinema experimental

O Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe nos dias 13, 14 e 15 de dezembro filmes do TIMELINE:BH#8  – Festival de Arte Eletrônica e Cinema Experimental 2023.  Trata-se de uma mostra que busca divulgar autores nacionais e internacionais do cinema experimental, cinema expandido e arte eletrônica, que criam em diálogo com manifestações populares e acadêmicas de apropriação do aparato tecnológico do moderno ao contemporâneo. Os ingressos são gratuitos e as sessões são às 17h e 19h.

Idealizado pelos cineastas e videoartistas, Joacélio Batista e Sávio Leite, o TIMELINE:BH surgiu como mostra não competitiva no Museu Mineiro em 2015. Em 2016, contou com o apoio do Sesc Palladium, que abrigou o evento anualmente até 2019. Nesse percurso, o festival abriu-se à livre inscrição de autores brasileiros e estrangeiros, seguindo sem caráter competitivo. 

Em sua trajetória o TIMELINE:BH contou com o apoio de instituições culturais internacionais, como o Festival Fonlad Festival de Portugal (2016), o The New Museum of Networked Art da Alemanha (2017), o Goethe-Institut e o AG Kurzfilm, ambos da Alemanha (2018), o Medrar do Egito (2019), além de instituições culturais brasileiras, autores convidados e uma forte presença de autores emergentes. A cada edição o TIMELINE:BH busca exibir artistas de relevância internacional em sessão especial.  

Em sua oitava edição, a equipe do festival formou-se a partir de Joacélio Batista, Sávio Leite, Ana Moravi, Sara Não Tem Nome e somou-se a Cláudio Santos, Francesca Leoni, Alê Amazônia, para trazer uma programação que apresentará sessão especial com Capital de Risco (2004) de Harun Farocki, Ibrida – Festival delle Arti Intermediali e programa Olhares Plurais,  com curadoria de Joacélio Batista e duas produções inéditas do projeto China Tropical de Alê Amazônia.

PROGRAMAÇÃO

13/12, quarta-feira  – 19h
CHINA TROPICAL
Menino Branco e China Tropical – Ponta a pé
por Alê Amazônia

14/12, quinta-feira –  17h
IBRIDA FESTIVAL DELLE ARTI INTERMEDIALE: SERIALIDADES
Curtas por Francesca Leoni 

14/12, quinta-feira –  17h
OLHARES PLURAIS 
Curtas por Joacélio Batista

15/12, sexta-feir  – 19h
SESSÃO ESPECIAL
Capital de Risco, de Harun Farocki