Cultura

Programação Biblioteca 2023


Com patrocínio da Rio Branco Petróleo, o Centro Cultural Unimed-BH Minas promove, nos dias 1° e 15/6, entre 19h e 21h, na Sala Multimeios, a segunda e a terceira palestras da série de três que compõem a oficina “As crianças e os livros: Concepção de Infância e os livros para crianças”, com Fabíola Farias, doutora em Ciência da Informação pela UFMG, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, e Cleide Fernandes, bibliotecária e gestora cultural. As pesquisadoras discutem as experiências de infância (crianças brancas, negras, indígenas, orientais; crianças com deficiência etc.) que estão representadas nos livros e de que maneira essa representação cria modelos de infância a serem, de um lado, protegidos e almejados, e de outro, ainda que inconscientemente, desvalorizados. Também falam sobre o direito à leitura para pessoas com deficiência, especialmente sobre recursos de acessibilidade.

1º/6 – Inscrições aqui
15/6 – Inscrições aqui

 

Oficina com Túlio Damascena

Nos dias 5 e 6/6, às 19h, na Sala Multimeios 1, Túlio Damascena, idealizador da biblioteca Borrachalioteca de Sabará, ministra para educadores, mediadores de leitura, contadores de histórias e bibliotecários a oficina que debate estratégias utilizadas e seu papel na formação de leitores. Com o título “O que é mediação de leitura?”, Túlio pretende discutir os meios e os modos como o livro e a leitura podem se inserir no cotidiano das pessoas e como se dá o processo de formação do leitor no qual também se leva em conta sua autonomia. Durante a oficina, o palestrante sugere atividades exitosas de mediação de leitura.

Inscrições aqui

 

Encontro com Carol Fedatto

Na Sala Multimeios 1, no dia 21/6, às 19h, a professora de português e pedagoga Carol Fedatto conversa com pais, cuidadores e professores sobre a observação de como os bebês e crianças bem pequenas leem e sobre experiências com bibliotecas que acolhem bebês, seus cuidadores e educadores, no Brasil e em outros países. Ela também aborda o papel dos livros e da literatura na formação da subjetividade e do vínculo no início da vida, com exemplos de livros endereçados a bebês para compreender que leitores são eles e como podemos recebê-los em espaços culturais.

Inscrições aqui

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura