O segundo bate-papo da série “Um seminário Bossa Nova” terá a cantora e compositora Wanda Sá e o compositor Pacífico Mascarenhas, conversando com a jornalista Daniella Zupo, nesta quarta-feira, dia 9, às 19h. Sob o título “A bossa nova sob o olhar feminino e outras bossas”, a animada conversa vai esclarecer qual era o lugar da mulher no gênero musical cunhado por João Gilberto. A série de bate-papos faz parte do projeto “Pacífico: Memória e Modernidade”, que celebra a trajetória do artista mineiro, considerado o precursor da Bossa Nova em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla. Classificação: livre.
Wanda Sá é violonista e cantora de bossa nova e música popular brasileira. Em 2018, foi agraciada como cavaleira da Ordem do Mérito Cultural. A cantora iniciou a carreira artística em 1962, foi aluna de Roberto Menescal. Casou-se com o compositor Edu Lobo e, mudou-se para os Estados Unidos, em 1969. A artista fez parte do conjunto musical Brasil 65 de Sérgio Mendes, com o qual excursionou nos Estados Unidos. A cantora contará para o público as histórias da Bossa Nova no Rio de Janeiro, pelo olhar feminino e, em Belo Horizonte, compartilhadas pelo compositor Pacífico Mascarenhas.
“Pacífico: Memória e Modernidade”
Com objetivo de promover o acesso à cultura nacional por meio de um ícone mineiro, o Minas Tênis Clube apresenta o projeto – “Pacífico: Memória e Modernidade”, que celebra a trajetória do compositor Pacífico Mascarenhas, considerado o precursor da Bossa Nova em Minas Gerais. No dia 27 de outubro, Pacífico Mascarenhas será eternizado por meio de uma escultura de bronze, feita por Leo Santana, que ficará instalada na entrada do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC). A cerimônia de inauguração da escultura será realizada às 10h.
Viabilizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinada pela Auto Japan, Banco BMG, Localiza e Minas Máquinas, a escultura de Pacífico Mascarenhas aguçará a curiosidade dos passantes da rua da Bahia e contribuirá para a difusão de sua obra, que soma mais de 60 anos de história e muitas composições e discos. “Essa homenagem é a coisa mais importante da minha vida. Estou muito orgulhoso e honrado”, diz emocionado o compositor mineiro de 84 anos.

Serviço
Um Seminário Bossa Nova
9/10 – Wanda Sá e Pacífico Mascarenhas – Bossa Nova no Rio e em BH.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube.
Horário: 19h.
Inscrições: sympla.com.br