Cultura

Respirar…

Cia. Pierrot Lunar faz única apresentação da peça

Fotos: Divulgação/MTC

Os tempos atuais, passados e antigos podem sufocar seus contemporâneos. Cada momento da história trás para aqueles que lá estão vivendo sensações diversas que vão da angústia até a alegria, passando por uma falta de ar. É isso que a peça “Um pouco de ar, por favor”, encenada no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), trata. O espetáculo fala da sensação de insegurança, as opressões e a falta de esperança no futuro. O espetáculo da Cia. Pierrot Lunar é livremente inspirada na obra do inglês George Orwell, “Coming Up For Air”.

Inicialmente a peça parece meio sem rumo. Eles usam da metalinguagem para mostrar a angústia das personagens que, todo o tempo, são submetidas a retomar a realidade e confrontar os seus criadores. Por meio dessa metalinguagem, os atores vão envolvendo o espectador que passa a compreender que cada um, as personagens no palco, e cada indivíduo na plateia, pode e deve criar sua vida. A busca pelo ar, por poder respirar sem esforço, ou a falta de ar por prazer deve reger a vida.

O espetáculo mostra como a rotina, os problemas diários e as dores hodiernas podem escurecer os prazeres e momentos de alegria. Mas, ao fim do espetáculo, deixa-se muito claro que há a escolha: você pode entender a sua rotina e as dificuldades do caminho como a porta para a amargura. Ou pode perceber essas “pedras” como a graça do caminho e o propulsor para criar oportunidades. Portanto, pare e respire.