Apresentação celebra o álbum que marca fase de aprofundamento pela ancestralidade dentro da obra do artista que é um dos principais representantes da viola, instrumento reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em Minas Gerais
Um novo capítulo se anuncia na história do músico e compositor mineiro Pereira da Viola. Quase três décadas separam “Terra Boa” (1993), seu primeiro disco solo, de “África Interior”, o oitavo, que será lançado no dia 13/12, às 20h, em show gratuito no Centro Cultural Unimed BH Minas. O tempo não separa as distâncias. Pelo contrário, amarra ainda mais o fio que une as obras e alinhava, na verdade, toda a carreira do artista: a busca por identidade, ancestralidade e pertencimento.
Em “África Interior”, cada uma das 13 faixas é memória e cada silêncio é gesto de resistência. O violeiro, cantor e compositor reafirma seu lugar como um dos grandes nomes da viola brasileira e vai além: transforma o instrumento em ponte entre passado e futuro, tradição e reinvenção. É uma obra que fala da origem para alcançar o mundo, um olhar de fora para dentro e de dentro para fora.
O álbum é um aprofundamento nas próprias raízes e um convite à escuta daquilo que pulsa no mais íntimo de sua história: a batida de um continente inteiro ressoando dentro de um corpo só. Entre participações de Mateus Aleluia, Fabiana Cozza, Chico César, Toninho Ferragutti e também os laços de sangue — sua filha Bartira Sene e o irmão Dito Rodrigues — Pereira tece um disco que é família, território, memória e reza – Minas, África, mundo. A direção e produção musical são de André Siqueira, violonista, arranjador e compositor, um parceiro de longa data.
O título do álbum não é metáfora, é síntese. Representa a força da identidade do homem de origem africana e o processo de reconhecimento do artista que entende sua arte como gesto político, espiritual e social. “‘África Interior’ é o aprofundamento da minha vivência enquanto negro, enquanto descendente de África. Um entendimento amadurecido de quem sou e do que reverbera em mim”, define o músico.
No show que celebra o lançamento do trabalho, Pereira da Viola será acompanhado pela banda formada por Camila Rocha (contrabaixo acústico), Paulo Fróis (bateria), Paulo Santos (percussões) e André Siqueira (guitarra, violão e direção musical). Também traz para a festa as participações de Everton Coroné (acordeón) e Dito Rodrigues (voz e violão).
O projeto “África Interior” é patrocinado com recursos de Emenda Parlamentar Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT e gerido pelo Instituto Sociocultural VALEMAIS.
SERVIÇO:
Pereira da Viola – África Interior
Data: 13/12
Horário: sábado, às 20h
Ingressos: gratuitos, com retirada pela Sympla ou na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, limitado a dois ingressos por CPF.
Classificação: livre
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia 2.244 – Lourdes
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura