A Galeria do Minas II recebe, entre os dias 7 de maio e 6 de junho, as obras da artista mineira Ana Eliza Soares. A exposição “Versões Pictóricas de Paisagens” reúne 14 obras – 12 pinturas (óleo sobre tela) e dois desenhos (aguado sobre papel), que retratam paisagens de lugares visitados pela artista e dos arredores do local onde ela vive. “Dentre os trabalhos, tem registro da paisagem em determinado momento, mas há também pinturas de um mesmo lugar, realizadas em outro espaço de tempo, que mostram como a paisagem mudou. Às vezes, não nos damos conta do quanto as coisas mudam ao nosso redor. E em termos de paisagem, essas mudanças podem ser irreversíveis, podem trazer benefícios ou prejuízos”, explica Ana Eliza.
Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 2004, em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 2008, e com especialização em História e Cultura da Arte – FAFICH – UFMG, em 2009, Ana Eliza afirma que a formação abriu seu olhar. “À medida que ia estudando e experimentando técnicas e aprendendo sobre teorias e história da arte, comecei a delinear um caminho mais voltado para a pintura. A formação acadêmica, no meu caso, foi essencial. Mas, acredito que tudo que faz parte da vivência influencia a construção e o percurso da arte que cada um faz”, afirma.
As imagens apresentadas na exposição são familiares da artista. “Para alguns trabalhos da mostra me baseei em registros de lugares que visitei, especificamente Milho Verde, Diamantina e Cambará do Sul”, conta. O objetivo de Ana Eliza é mostrar algo além da paisagem. “Quando eu faço uma pintura ou desenho de uma paisagem, quero registrar um lugar que pode ser reconhecido, mas quero que sejam vistos, principalmente, os elementos da pintura e do desenho: a cor, a linha, a pincelada, o contraste, a composição, a textura”, destaca. A artista deseja despertar no visitante o interesse pela paisagem. “Gostaria de tocar o visitante, despertando algum interesse ou impressão, seja no reconhecimento de um lugar, seja na impressão que os elementos da pintura podem suscitar, ou mesmo algo que não tenho expectativa, quando o que entra é a leitura e a experiência do expectador”, diz.
Com entrada franca para o público em geral, a Galeria do Minas II funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
Serviço
Exposição VERSÕES PICTÓRICAS DE PAISAGENS
Data: entre 7 de maio e 6 de junho.
Horário de funcionamento da Galeria do Minas II:
Segunda a sexta, das 6h às 22h.
Sábado, das 6h às 20h.
Domingos e feriados, das 6h às 19h.
Classificação: livre.
Entrada: franca.