Cultura

Acessibilidade no Centro Cultural Unimed-BH Minas

Colaboradores participam de minicurso para melhor receber pessoas com deficiência

Cerca de 40 colaboradores do Minas Tênis Clube que trabalham diretamente no Centro Cultural Unimed-BH Minas participaram do minicurso “Pessoas com deficiência e suas dimensões”. O curso foi ministrado por Cleide Fernandes, bibliotecária e especialista em audiodescrição, e por Jonnathan Galvão, intérprete de Libras e especialista em diversidade e inclusão.

O minicurso, com duração de dois dias, abrangeu os seguintes tópicos:

  • Contexto histórico e social das pessoas com deficiência;
  • Legislação e terminologia;
  • Cultura, identidade surda e Libras;
  • Pessoas com deficiência visual;
  • Neurodivergências e suas especificidades.

Além dos módulos teóricos, o curso proporcionou dinâmicas para que os participantes colocassem seus novos conhecimentos em prática. Houve, ainda, um bate-papo com a atriz e palhaça Luciene Souza, a Luba, que contou sua experiência como pessoa autista.

Os encontros foram realizados com o objetivo de capacitar os colaboradores do Centro Cultural a receberem pessoas com deficiência cada vez melhor. O Centro Cultural Unimed-BH Minas foi projetado para oferecer acessibilidade plena, obedecendo rigorosamente à norma NBR 9050/2004 da ABNT. Sua infraestrutura inclui corrimãos, guarda-corpo, sinalização nas escadas, plataforma de acessibilidade, rampas acessíveis e piso tátil. O estacionamento é terceirizado, mas possui vagas reservadas para pessoas com deficiência, idosos e autistas. Os banheiros acessíveis são adaptados para garantir conforto e autonomia. O espaço do Teatro também conta com 26 assentos reservados para pessoas com mobilidade reduzida (PMR), 06 poltronas destinadas a pessoas obesas e 10 espaços para cadeirantes. Esses locais foram estrategicamente posicionados próximos à rota acessível, garantindo melhor circulação, conforto e visibilidade.