Cultura

Como ler Raduan Nassar

Andrea del Fuego analisa a obra de Nassar no primiero Letra em Cena de 2023

No dia 7/3, terça-feira, às 19h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas, será realizada a primeira sessão da edição 2023 do programa literário do Minas Tênis Clube “Letra em Cena. Como ler…” que terá como tema a obra de Raduan Nassar. Autor do celebrado “Lavoura Arcaica” e “Um copo de Cólera”, entre outros. Raduan, de acordo com  Andrea del Fuego, escritora e palestrante desta sessão, tem uma escrita que “situa entre a tradição e a demolição da estrutura do passado”.  A palestra de Andrea terá mediação de José Eduardo Gonçalves, curador do programa literário, e a leitura de textos será feita pelo ator Odilon Esteves. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site da Sympla.

Considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira vivo é vencedor do Prêmio Jabuti em 1976 e 1998, do  Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1972, e do Prêmio Camões, em 2016. “Raduan Nassar é um dos mais importantes autores brasileiros, entre outras razões, por também compor uma obra de alta voltagem poética e de grande reflexão sobre as relações e o tempo”, explica Andrea del Fuego.

Raduan Nassar teve duas de suas mais importantes obras adaptadas para o cinema com grande sucesso. Dirigido, escrito e montado por Luiz Fernando Carvalho, o filme “Lavoura Arcaica” é considerado por especialistas um trabalho brilhante e um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos. A película está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). E “Um copo de cólera”, dirigido por Aluizio Abranches e roteirizado por Flávio R. Tambellini, foi indicado no Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro nas categorias de Melhor Filme Brasileiro, Melhor Atriz (Júlia Lemmertz), Melhor Lançamento, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. Segundo Andrea del Fuego, “As adaptações cinematográficas foram, de fato, instrumentos de grande importância na popularização da obra. Muito, claro, por conta do trabalho cinematográfico que valorizou o próprio texto do autor”, observa a escritora.

Andrea afirma que Raduan é um autor contemporâneo e que sua obra nasce junto a grandes outros títulos como “Zero” de Ignácio de Loyola Brandão; “Catatau” de Paulo Leminski; “Feliz Ano Novo” de Rubem Rubem Fonseca; entre outros. A escritora afirma que a obra de Raduan  “como escreveu Manuel Bandeira em “Poética”, está entre o lirismo bem comportado e o lirismo dos loucos”, diz a escritora.

A leitura de Raduan Nassar, de acordo com a palestrante passa por um discurso apaixonado. “Do ponto de vista estético, há uma esgrima de linguagens, ambas em teor de prédica no sentido de buscar adesão pela eloquência”, atesta. O texto de Raduan promove a consciência política contra o autoritarismo e investiga como aspectos sociais determinam a constituição das relações afetivas. “Há uma leitura, do ponto de vista do tema, que leva à reflexão de um Brasil na ditatura, o autoritarismo no horizonte, assim como sobre o patriarcado rural”, vaticina Andrea.

Raduan Nassar terá sua obra analisada no Letra em Cena. (Foto: Klauss Mitteldorf)Raduan Nassar terá sua obra analisada no Letra em Cena. (Foto: Klauss Mitteldorf)

Mestra em Filosofia pela USP, Andrea conta que a obra de Raduan foi seu tema de estudo. “Em 2021, defendi uma dissertação de mestrado na Filosofia da USP aproximando “Lavoura Arcaica” e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Ambos os autores me assombram pela forma como se aproximam do enigma do corpo e da linguagem”, afirma. A escritora indica conhecer a obra de Raduan Nassar por sua obra–prima. “Recomendaria [iniciar a leitura] pelo livro que lhe rendeu o Prêmio Camões de Literatura, a obra-prima “Lavoura Arcaica”. Não há iniciação possível, ao leitor resta mergulhar. Li Raduan quando já alcançava os 30 anos. Eu nasci no mesmo ano em que a obra foi escrita.  Considero-me uma leitora tardia do livro, embora não acredite em momento certo para a leitura, as grandes obras estão sempre no presente da leitura”, conclui Andrea.

Serviço

Letra em Cena. Como ler Raduan Nassar,  com Andre del Fuego

Data: 7 de março de 2023, terça-feira.
Horário: 19h.
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre.
Inscrições: gratuita no site da Sympla

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura