Em junho, o Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe autores que lançam novos títulos. Todos os eventos têm entrada gratuita e classificação livre. Confira nossa programação:
4/6
Quarta
19h às 21h
ENQUANTO ME LEMBRO
Autor: Joel Araújo
Classificação: livre

5/6
Quinta
19h às 21h
TURISMO NAS MAIS BELAS CACHOEIRAS DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autora: Shirley Barros
Classificação: livre
Sinopse:
O livro oferece uma verdadeira imersão nas belezas naturais de Conceição do Mato Dentro, destacando suas cachoeiras deslumbrantes e suas paisagens únicas. Além de celebrar a riqueza natural da região, Shirley Barros explora a relação entre turismo sustentável e preservação ambiental, promovendo um olhar mais consciente sobre nossos recursos naturais.
Este livro é um convite para todos conhecerem e se encantarem com as belezas naturais de Conceição do Mato Dentro, uma região abençoada por paisagens deslumbrantes e cachoeiras majestosas. Através das páginas desta obra, os leitores serão transportados para trilhas sombreadas, poços profundos, formações rochosas impressionantes e a vasta biodiversidade que a Serra do Espinhaço oferece.

10/6
Terça
19h às 21h
DA VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA COM A ALTERAÇÃO DA AÇÃO PENAL PARA OS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL
Autora: Daphne Silva Clementoni
Classificação: livre
Sinopse:
O livro analisa os efeitos da alteração da ação penal para os crimes contra a dignidade sexual, tratando das consequências psicológicas do processo criminal na vítima, interligando com o conceito de vitimização e com a vontade do ofendido. É realizada uma análise da evolução legislativa e as implicações dessas mudanças no tratamento das vítimas, dando enfoque na alteração gerada pela Lei nº 13.718/18, a qual tornou os crimes contra a dignidade sexual de ação penal pública incondicionada. Nessa toada, o presente livro explora as consequências dessas alterações para as vítimas, especialmente no que se refere à vitimização secundária.

11/6
Quarta
19h às 21h
CANCIONEIRO DE SILÊNCIOS
Autor: Bernardo Monteiro de Castro
Sinopse:
Obra de poesia. O silêncio é nomeado, é descrito e insinuado. Com sua plasticidade, em tudo cabe: sonetos, versos livres, redondilhas, rimas, estrofes breves ou longas, ironias, angústias, amor, angústia, revolta. Falar do silêncio é um paradoxo. Entretanto, em alguns poemas é preciso prestar atenção para encontrá-lo, principalmente onde as palavras não o alcançam mas o evocam. A estética do livro é contemporânea, principalmente pela diversidade das narrativas e de suas estruturas. E é essa diversidade que convida o leitor a passar por experiências e reflexões que lhe exigem, recorrentemente, o silêncio.
O livro apresenta 54 poemas de tamanhos e estilos diversos. Embora o tema do silêncio perpasse a obra, ele é tratado em relação a diversos contextos. A memória ficcional, o amor, o contato com a natureza, o sublime, a política e a solidão existencial coexistem como canais para a percepção do silêncio. Dois poemas se desdobram horizontalmente ao longo da obra, oferecendo ritmo e interlocução com os demais.
11/6
Quarta
19h às 21h
UM GAROTO QUE IMAGINAVA
Autora: Cristina Baracat
Classificação: livre
Sinopse:
A história se passa em um tempo em que a cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, era ainda tranquila e porque não dizer pacata. Tempo em que as crianças brincavam livremente de carrinho de rolimã, de pular corda, e as casas eram cercadas por muros baixos.
Os cenários descritos acontecem em alguns bairros onde o personagem morou na infância, na década de setenta. Suas aventuras e travessuras são um convite ao deleite, como por exemplo, quando nosso protagonista, Lucas, faz sua viagem de férias, pela primeira vez, ao mar.
Ao longo da história, os leitores vão conhecer o seu primeiro amor, Karine, seu melhor amigo, Jonas, seu avô e seu carinho pelos animais. Amizades que se tornam para Lucas um grande alicerce.