Em dezembro, três autores lançam novos títulos no Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Todos os eventos têm entrada gratuita e classificação livre. Confira nossa programação:
5/12
Lançamento do livro Fio de luz
Quinta-feira, 19h às 21h
Autor: Edmilson Marques de Oliveira
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Sinopse: Edmilson Marques de Oliveira é o fundador e presidente da ONG Fio de Luz, organização não-governamental de alcance nacional que já doou mais de 18 mil perucas para mulheres e crianças que enfrentam as adversidades do tratamento oncológico e pacientes de outras patologias e acidentes que provocam a queda dos cabelos. Neste livro, ele narra sua inspiradora trajetória de vida cheia, em que os
obstáculos foram superados com resiliência, determinação, humildade e muita fé. Aos três meses de idade, Edmilson teve meningite e foi desenganado pelo médico. Aos 8 anos, começou a trabalhar na lavoura, na pequena cidade de Mariluz, no oeste do Paraná, onde nasceu em 1968. Aos 18 anos, vislumbrou uma
oportunidade de mudar o rumo da sua vida, foi para a cidade grande, trabalhou como representante comercial e fez o curso de massoterapia. Em 1997, já morando em Marília (SP) perdeu o pai e,
no mesmo ano, ao visitar uma tia, em Belo Horizonte, mais uma vez mudou sua rota, conseguindo uma vaga como massoterapeuta no Minas Tênis Clube. Depois de 11 anos de aprendizado e muitas conquistas acompanhando as equipes competitivas de um dos maiores clubes do Brasil, Edmilson decidiu virar, novamente, a bússola que seguia e se tornou empreendedor, abrindo uma loja de cabelos, em Venda Nova, na capital mineira. Numa tarde de 2016, tocado pela tristeza de uma jovem que, enfrentando o câncer, havia perdido os cabelos e a autoestima, Edmilson fez a doação da primeira peruca. Desse gesto solidário nasceu a ONG Fio de Luz. Segundo Edmilson, a divulgação do trabalho da organização foi o motivo que o convenceu a colocar no papel a sua trajetória de vida. “A Fio de Luz faz parte da minha vida e fundá-la foi, para mim, o cumprimento de um chamado divino. Testemunhamos diariamente a emoção das pessoas que são beneficiadas com as doações. Mais que cabelos, elas ganham alegria de viver. Espero que a leitura deste livro inspire mais pessoas a se juntar a nós para fazer o bem como Jesus nos ensinou: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”, afirma o autor.

9/12
Lançamento do livro Mediação e Recuperação de empresas
Segunda-feira, 19h às 21h
Autor: Nilson Reis
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Sinopse: Entre os meios alternativos de solução de controvérsias, a mediação vem sendo cada vez mais adotada, e com resultados cada vez mais positivos. Questões societárias que parecem insolúveis, em situações de evidente animosidade. Discussões complexas sobre contratos empresariais, em que ambos os contratantes atribuem ao outro a responsabilidade pelo descumprimento. Disputas familiares em que as proximidades pessoais foram transformadas em distanciamentos intransponíveis. Nesses casos todos, e em muitos outros, as mediações têm sido aplicadas com êxito.
Havia, no entanto, um campo em que a mediação não costumava penetrar, a não ser raramente: a recuperação judicial. A Lei de Recuperação de Empresas não a contemplava. Esse quadro, entretanto, alterou-se no plano normativo, com a reforma da Lei nº 11.101 pela Lei nº 14.112/2020. Foi então introduzida na Lei de Recuperação de Empresas a Seção II-A no Capítulo I, tratando das conciliações ou mediações antecedentes ou incidentais aos processos de recuperação judicial.
Este livro veio, pois, em boa hora. Examina, de modo objetivo e com linguagem clara e agradável, exatamente o fenômeno da aplicabilidade da mediação às empresas em dificuldades financeiras, permitindo a estas que negociem diretamente com seus credores, até com a possibilidade de obterem, por meio de tutela de urgência cautelar, a suspensão das execuções contra elas ajuizadas, pelo prazo de 60 dias.
O Autor nos oferece, nesta obra, um instrumento seguro para que os interessados em adotar a mediação para buscar a superação das crises empresariais encontrem as informações de que precisam para tomar as providências adequadas. Além do mais, as referências a casos concretos bem-sucedidos ajudarão a afastar as dúvidas que o leitor ainda possa ter sobre a eficácia da mediação.

18/12
Lançamento do livro Nas pétalas do girassol
Quarta-feira, 19h às 21h
Autora: Marilene Freitas Azzi
Local: Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Sinopse: Acalentando um sonho de criança, resolvi escrever um livro. A minha vida; no mais profundo de meu Ser.
A minha encarnação na mãe terra; a trajetória no mundo espiritual, onde expus toda grandeza e generosidade que naquele momento mágico eu recebia dos céus.
Descrevi com carinho a chegada do outono e eu, arrebanhada de emoção, acompanhei essa energia que me fortaleceu dentro do maior sentimento de amor, que é a gratidão.
Pude descrever a grandeza do momento de uma vida, nessa construção única de um templo. Sim, trazemos dentro de nós a Essência Divina e a descortinamos para o mundo.
Essa é a nossa missão. Busquei traçar um trabalho baseando minha formação em um tripé:
Antroposofia/Yoga/Espiritismo: esse é o norte do meu trabalho.
Escrevendo, processei em meu ser, a cura. Trabalhando os Setênios, relacionando-os com minhas etapas de vida e ainda mais, estudando livros e comentários do ‘Evangelho Segundo o Espiritismo’, de Allan Kardec.
Por fim, procurei os esboços do mundo espiritual para me fortalecer enquanto matéria.