Cantora, compositora, musicista, sambista e educadora musical. Idealizadora do coletivo de mulheres sambistas de Minas Gerais “Donas de Si” e do projeto de samba de raiz intitulado ‘’Samba da Januário‘’ que teve início em 2020 na capital mineira. “Sou feliz de ser sambista, de fazer parte dessa nova geração do samba e poder levar esse legado de tantas irmãs da minha ancestralidade para os palcos”, comentou Fran com muita emoção. Para ela, Dona Eliza traz com toda sua força a história do samba de Minas e de todo o Brasil. Fran acredita que a artista homenageada não só a incentivou, como inspirou outras mulheres artistas no samba.
Iniciou sua vida na música ainda criança, sempre curiosa e apaixonada pelas cantoras que escutava no rádio. Estudou musicalização infantil com o músico e professor Marcos Flávio, em Betim-MG. Integrou grupos de seresta e foi solista noCoral da Fundação artística de Betim sob a regência do professor Rodrigo Firpe. Estudou técnica da voz americana com Youdi Cavila, e percepção musical com solfistica Rítmica cantada na Música Cubana com o Mestre Cubano Santiago Reyther. Estudou Repertório de samba de Raiz com violonista e referência de samba em Minas ‘’Waltinho sete cordas’’. Esse processo fez com que Fran Januário descobrisse e investisse cada vez mais na sua paixão, que é cantar.
Fomenta vários projetos que dão destaque a presença de mulheres nas rodas de samba de Belo Horizonte. Uma das maiores vozes da música belorizontina na atualidade. A mais perfeita junção de musicalidade e sofisticação. Consagrada como uma das maiores vozes da nova geração da música mineira, tem ocupado espaços no circuito do samba no eixo Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Sarau do Minas – Fran Januário canta Dona Eliza
No dia 13/10 (segunda-feira), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Ingressos disponíveis na Sympla e na Bilheteria do Teatro
Classificação: livre
FOTOS: ALESSANDRA TORRES/ MTC
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura