[Cancelado] Dzi Croquettes Sem Censura
A Ventilador de Talentos Ltda comunica, com respeito e consideração ao público, que o espetáculo “Dzi Croquettes Sem Censura”, agendado para 29 e 30 de agosto, está temporariamente cancelado em virtude de questões de saúde envolvendo Ciro Barcelos, ator, diretor, bailarino, coreógrafo e idealizador do projeto. O artista encontra-se em tratamento médico e deverá permanecer afastado de suas atividades artísticas por um curto período. O espetáculo será remarcado em data futura, a ser divulgada oportunamente. Reiteramos nosso compromisso com a qualidade artística e o bem-estar de todos os envolvidos, e agradecemos pela compreensão e apoio do público, parceiros e colaboradores.
Reembolso de ingressos:
As compras serão canceladas pela plataforma Sympla em até dois dias úteis e o comprador receberá uma mensagem em seu e-mail, confirmando que seu pedido foi cancelado.
Cartão de crédito:
O reembolso será feito no mesmo cartão utilizado durante a compra e aparecerá na próxima fatura ou subsequente, a contar da data em que a compra foi cancelada. O prazo passará a contar a partir do recebimento do e-mail de confirmação do cancelamento.
As compras parceladas no cartão de crédito (com ou sem juros) serão estornadas em única vez e se houver parcelas a vencer serão antecipadas na mesma fatura em que ocorrer a devolução.
Pix (Online):
O reembolso será feito na mesma conta bancária utilizada para realização do pagamento via PIX, e poderá aparecer na sua conta em até 5 dias.
Pix (Presencial):
O reembolso será feito através de depósito em conta. Para isso, você deve informar pelo e-mail atendimento@sympla.com.br os dados abaixo:
• Nome Completo:
• CPF do Titular da Compra:
• Número da compra (ex: S21234567):
• Nome do Banco:
• Agencia (com digito):
• Conta Corrente (com dígito) – se for conta poupança, especificar na mensagem:
O crédito na conta especificada será realizado em até 20 (vinte) dias a partir do envio dos dados acima, caso todos os dados estejam corretos.
Boleto:
O reembolso será feito através de depósito em conta. Para isso, você deve informar pelo e-mail atendimento@sympla.com.br os dados abaixo:
• Nome Completo:
• CPF do Titular da Compra:
• Número da compra (ex: S21234567):
• Nome do Banco:
• Agencia (com digito):
• Conta Corrente (com dígito) – se for conta poupança, especificar na mensagem:
O crédito na conta especificada será realizado em até 20 (vinte) dias a partir do envio dos dados acima, caso todos os dados estejam corretos.
Cartão de Débito (Nupay):
O reembolso será feito na mesma conta bancária utilizada para realização do pagamento via débito, e poderá aparecer na sua conta em até 5 dias.
Cartão de Débito (Presencial):
O reembolso será feito na mesma conta bancária utilizada para realização do pagamento via débito, e poderá aparecer na sua conta em até 20 dias.
Dinheiro (Presencial):
Para as compras realizadas em dinheiro diretamente na bilheteria ou nos pontos de vendas oficiais do evento, o reembolso será feito somente pela equipe do local, por gentileza, comparecer ao posto de venda, e solicitar o cancelamento e estorno do valor.
Mais uma vez agradecemos pela compreensão. Até breve.
———————
O espetáculo Dzi Croquettes Sem Censura traz a história nunca contada do grupo teatral. Com dramaturgia é de Ciro Barcelos, um dos membros fundadores da trupe nos anos de 1970, o espetáculo faz duas apresentações em Belo Horizonte, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Dzi Croquettes Sem Censura reconstrói a história viva de um dos grupos mais revolucionários do teatro brasileiro. Em tempos de censura e repressão, eles criaram liberdade com seus próprios corpos, e 50 anos depois, a verdadeira história dos Dzi Croquettes volta aos palcos com esse espetáculo que mergulha nos bastidores de um dos coletivos artísticos mais provocativos e inovadores do país. Fundado em 1972 por Wagner Ribeiro e Lennie Dale, o Dzi Croquettes não apenas desafiou o regime militar, mas também expandiu as fronteiras da arte brasileira ao combinar teatro, dança e música em uma linguagem cênica que atravessou gerações. Mais do que relembrar um sucesso de público, o espetáculo revela a complexidade da vida em comunidade, a coragem diante da censura e o legado afetivo de uma geração que ousou sonhar e lutar.
“Falar do Dzi Croquettes hoje tem uma importância histórica, pois o Dzi não tem só uma história para ser contada, ele é a história. É mostrar a importância do grupo enquanto fenômeno cultural de luta e resistência ao regime militar. Sua influência nas mudanças dos costumes e comportamento de toda uma geração está expressa nos dias de hoje através das conquistas legais de direitos humanos e liberdade de expressão”, explica Ciro, que contou com colaboração dramatúrgica de Julio Kadetti.
O espetáculo une teatro, dança e música, guardando a linguagem teatral peculiar do grupo que veio a influenciar toda uma geração de artistas, criando um novo vocabulário cênico. Com aprimorada consistência técnica, irreverência, criatividade e bom humor, o Dzi Croquettes surgiu com uma proposta inovadora e competente, agregando seguidores que fizeram deles um símbolo de resistência e luta pela liberdade de expressão.
Dzi Croquettes Sem Censura traz a trajetória do grupo em primeira pessoa, abordando não apenas a vida nos palcos, mas também a convivência entre 13 pessoas que dividiram também uma casa, uma história que nunca foi contada, revelando os bastidores no processo de montagem do grupo, a relação humana entre eles, suas alegrias e tristezas. São artistas em torno de um mesmo ideal de arte e resistência que os manteve unidos mesmo nos momentos mais difíceis, como a perseguição que sofreram pelo regime militar, levando-os a um exílio do país.
A partir do olhar de Ciro Barcelos, ator, coreógrafo e diretor teatral, remanescente do grupo original Dzi Croquettes, fundado em 1972 por Wagner Ribeiro e o bailarino Lennie Dale. O espetáculo reconstrói, pela primeira vez, os bastidores de um dos grupos mais instigantes e provocativos do teatro brasileiro em meio a ditadura militar daqueles tempos sombrios.
Ciro, que já assinou o espetáculo “Dzi Croquettes Em Bandália”, resgata sua própria vivência, trazendo histórias que não pode contar até hoje. “A minha experiência tendo feito parte da formação original do grupo é fundamental para recontar essa história vivida por mim, pois não existem muitos registros detalhados do que verdadeiramente foi e significou o encontro de 13 atores vivendo em comunidade em torno de um mesmo ideal”.
Ciro interpreta a si mesmo e Lennie Dale, no espetáculo, que também traz Daniel Suleiman, no papel de Ciro na juventude; Fernando Lourenção, como Bayard Tonélli; Akim, como Carlinhos Machado; Celso Till, no papel de Claudio Gaya; Jonathan Capobianco faz o Rogério de Polly; Kaiala, atriz não binária, mostrará os dois lados vivendo Nêga Vilma e Benê; Feccini como Reginaldo de Polly; André Habacuque como Claudio Tovar; Bruno Saldanha é Paulette; e, por fim, Juan Becerra interpreta Wagner Ribeiro.
“Alguns atores foram convidados, outros selecionados em audições. Foi difícil devido ao fato de ser um espetáculo biográfico, e eu fiz questão de escolher integrantes com semelhança física aos integrantes do grupo original, que fossem bailarinos, atores e cantores”, explica Ciro, que também é responsável pela coreografia, concepção cênica e direção geral.
Ficha Técnica
Texto – Ciro Barcelos
Colaboração de dramaturgia – Júlio Kadetti
Direção – Ciro Barcelos
Supervisão Cênica – Kleber Montanheiro
Assistente de direção – Talita Franceschini
Preparação de elenco – Liane Maya
Direção de Produção: Tiago Xavier
Elenco – André Habacuque, Akim, Bruno Saldanha, Celso Till, César Viggiani, Ciro Barcelos, Daniel Suleiman, Fernando Lourenção, Feccini, Jonathan Capobianco, Juan Becerra, Kaiala.
Iluminação – Gabriele Souza
Cenografia – André Habacuque
Desenho de maquiagem : Shary Camerini
Figurino Concepção – Ciro Barcelos.
Criação e Execução de figurino: – Henrique Versoni – Su Martins – Acrides Júnior – Fernando Callegaro
Costureira : Sônia Oliveira
Direção Musical e Arranjos – André Perine
Direção Vocal – Bruno Santos
Preparação Vocal – Glaucia Verena
Produção executiva: Bruno Aredes , Isabella Mello e Tiago Xavier
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura