Cultura

CRIA _experiências de invenção

Galeria do CCMTC recebe exposição interativa destinada ao público infantil

 Imagine entrar em um espaço onde está instalada, numa parede de 19m, a história Chapeuzinho Vermelho, sem texto e narrada por pictogramas gráficos? Que tal sentar numa cadeira e receber um banho de canto? Já pensou em escutar uma música que goteja? E acionar uma máquina para criar paisagens? Visitar um zoológico de bichos tipográficos? Tudo isso poderá ser vivenciado por crianças e adultos na exposição coletiva interativa “CRIA_ experiências de invenção”, que estará a Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), entre os dias 31 de março e 7 de julho, reunindo obras de expoentes da arte contemporânea, como Stela Barbieri, Guto Lacaz, O Grivo, Guilherme Mansur, Regina Silveira, Eder Santos, Cao Guimarães, Warja Lavater, dentre outros. A curadoria é de Marconi Drummond, o mesmo das mostras “Horizonte Moderno” e “Lorenzato: simples singular”.

“A exposição já traz no seu nome a potência da re/invenção e solicita um espectador emancipado, de olhar desobstruído, aquele que não tem nenhum tipo de conceito pré-formado, que não tem medo da experimentação e está aberto para a invenção, a fim de construir uma nova percepção da arte contemporânea. A criança detém esse olhar, que vislumbra a arte de forma nua”, afirma Marconi Drummond.  A mostra também tem projeto educativo, de autoria de Stela Barbieri e Carolina Santana, que visa potencializar as experiências artísticas com a produção de material para professores e educadores sobre a arte contemporânea.

Sem excluir o público adulto, Cria incentiva práticas participativas, interativas e sensoriais por meio de obras concebidas especialmente para essa exposição e conta com artistas que operam, nas suas criações, questões e experiências passíveis de serem articuladas e partilhadas com o público infantil. O projeto expositivo foi construído por meio da apresentação de obras produzidas em diversas linguagens, diferentes meios e processos criativos, tais como a videoinstalação, as máquinas sonoras, a ilustração, a fotografia, a instalação urbana, a tipografia e a poesia visual.

Para André Rubião, diretor de Cultura do Minas, a mostra dialoga com os pilares Cultura e Educação, que norteiam a atuação do Clube, ao lado de Esporte e Lazer. “O Minas tem em seu cerne a formação de cidadãos por meio do esporte. Agora, com a exposição “CRIA_ experiências de invenção”, voltada para o público infantil, o Clube se define como um formador de pessoas que fruem a arte e fomentam a cultura”, destaca.

Serviço
Exposição CRIA_experiências de invenção
Data:
até o dia 7 de julho.
Horário: Terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 11h às 19h.
Classificação: livre.