Entre os dias 28 a 30/4, das 9h30 às 13h30, será ministrada, na Sala Multimeios I, a oficina “Monólogos para Cinema” com a atriz mineira Bárbara Colen. Cada aula terá duração de 4h com 30 minutos de intervalo. A oficina, que integra as ações do Circuito de Cinema Supergasbras, foi criada com o intuito de fornecer ferramentas aos atores para que desenvolvam cenas para o cinema a partir de monólogos curtos. As inscrições, limitadas a 15 vagas, são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla.
São frequentes as queixas dos atores no sentido de que, em diversas situações, apesar de se sentirem preparados e conectados com a personagem, percebem esta organicidade ser perdida ao inserirem o texto na cena. É como se, no momento em que entra a palavra, a espontaneidade alcançada fosse rapidamente contaminada pelo formalismo e dureza do texto.
Ao longo dos três dias de encontro, serão oferecidos exercícios relacionados ao texto (análise textual, criação de subtextos e imagens) como forma de experimentar algumas bases fundamentais da atuação, focando principalmente no uso da ação verbal como veículo de expressividade. Cada participante inscrito deve selecionar três possíveis monólogos com duração de 1 a 2 minutos e um deles será escolhido para ser trabalhado durante a oficina. A ideia é que tais textos sejam gravados no último dia de oficina, para que os atores já possam exercitar o contato com a câmera.
Sobre a atriz professora
Bárbara Colen é atriz formada pelo curso técnico de Teatro do CEFAR (Centro de Formação Artística – Fundação Clóvis Salgado/ Palácio da Artes). Tem vasta experiência no cinema, atuou nos filmes “O Silêncio das Ostras” (2022), de Marcos Pimentel, “Fogaréu”, de Flávia Neves (2022), “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019), “Breve Miragem de Sol” de Eryk Rocha (2020), “Desterro” de Maria Clara Escobar (2020), “No Coração do Mundo” de Gabriel Martins e Maurílio Martins (2019), “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho (2016) e “Baixo Centro” de Ewerton Belico e Samuel Marotta (2017). No audiovisual, atuou na novela “Quanto Mais Vida Melhor” (2022), exibida pela Rede Globo; participou da série “Sentença” (2022), dirigida por Marina Meliante e Anahi Berneri e produzida pela Amazon Prime; na série “Onde está meu coração”, dirigida por Luisa Lima (2021) e produzida pela GloboPlay; e na série “Hit Parade” (2021), dirigida por Marcelo Caetano, com produção do Canal Brasil.
Serviço
Oficina Monologos para Cinema, com Bárbara Colen
Data: 28, 29 e 30 de abril de 2023
Horário: das 9h30 às 13h30
Local: Sala Multimeios 1 do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Duração: 4h com 30 minutos de intervalo
Inscrições: gratuitas, limitadas a 15 vagas, no site da Sympla