Circuito de Museus
O projeto Circuito de Museus reinicia suas atividades em 2022, e o Centro Cultural Unimed-BH Minas integra as atividades recebendo alunos de escolas públicas em seu Centro de Memória. O projeto contempla alguns formatos e o Centro de Memória do Minas se insere em dois circuitos: Esporte, Lazer e Memória e História de Mulheres.
Com apoio dos historiadores Karyna Dultra e Ailton Junior, receberão os visitantes e passarão, de forma leve e lúdica as historias do Minas e de suas conquistas no esporte, a sua importância na história da capital. “Será apresentado um pouco da história do Minas Tênis Clube, através de um acervo que vem sendo cuidado e tratado especialmente para guardar a memória de um lugar muito importante para a cidade de Belo Horizonte”, explica Karyna Dultra. Ailton Júnior, responsável pelo circuito Esporte, Lazer e Memória afirma que “a memória do Esporte (como profissão e como recreação) e do Lazer (para quem pratica e para quem assiste) andam em consonância ao longo do tempo”.
O Circuito História de Mulheres tem como objetivo “promover a representatividade da história de mulheres que tiveram suas vidas transformadas pelo esporte”, explicou Karyna. Algumas atletas das diferentes modalidades do Minas Tênis Clube vão conversar com as crianças durante a visita ao Centro de Memória. “As atletas podem contribuir divulgando sua trajetória no esporte, seus desafios, conquistas, e desejos futuros para suas carreiras”, observa a museóloga.
Já no Circuito Esporte, Lazer e Memória, serão realizadas atividades construídas com o acervo do Centro de Memória do Minas Tênis Clube. “No Circuito Esporte, Lazer e Memória, as escolas participantes foram divididas em quatro blocos temáticos, a partir dos projetos enviados pelos respectivos professores, sendo eles: Futebol e Copa do Mundo, Educação Física, Esportes e Acervos Esportivos e Jogos e Brincadeiras. Foram montadas ações educativas específicas para cada bloco, que abrangem alunos de 4 a 14 anos das Escolas Municipais da PBH, em que se utiliza o Acervo do Centro de Memória Minas Tênis Clube como suporte para transmitir informações e conhecimentos relativos à temática do Circuito”, contou o historiador Ailton.
As visitas são agendadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura