A criação
Na programação do Noturno nos Museus do Centro Cultural Unimed-BH Minas, o escritor Jacques Fux terá um bate-papo com o público na Biblioteca do espaço cultural. Nesses dez anos de carreira, Jacques Fux escreveu mais de uma dezena de livros. Escritor, tradutor, ensaísta, professor, matemático, mestre em Computação, doutor em Literatura pela UFMG e pela Université de Lille 3, o autor incursionou por várias áreas do conhecimento e das ficções. Nesse bate-papo, Jacques irá falar sobre seu processo de criação e sobre seus livros. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da Sympla.
Com 12 livros escritos e oito publicados, dentre eles a série que conta com “Antiterapias”, “Brochadas”, “Meshugá: um romance sobre a loucura” e “Nobel” o autor tem como inspirações a cultura judaica, o argentino Jorge Luis Borges (1899 – 1986), o romancista francês Georges Perec (1936 – 1982), o irlandês Samuel Beckett (1906 – 1989), entre outros grandes nomes. Suas obras foram traduzidas para o italiano, espanhol e hebraico, e têm como característica a mistura da realidade e ficção que confunde o leitor e diverte o autor. “A ficção não é sinônimo de mentira. É, na verdade, um complemento da verdade. A busca pelo real impossível”, afirma Fux em entrevista concedida ao Centro Cultural Unimed-BH Minas em 2020.
As obras de Jacques Fux têm como característica a dúvida. Durante todo o processo o leitor se pergunta: isso é verdade? Será que é mesmo? Será que aconteceu? Os moradores da capital mineira reconhecem cenários, espaços e até uniformes de escolas durante a leitura e é aí que está a graça da literatura de Fux.
Dentre as suas publicações, os temas são variados, mostrando a versatilidade do autor que passeia pelos números e pelas letras com facilidade. O livro “Literatura e Matemática” foi vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil e finalista do Prêmio APCA; “Antiterapias”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, “Brochadas”, Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, “Meshugá: um romance sobre a loucura”, vencedor do Prêmio Manaus, “Nobel”, “Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra”, “O Enigma do Infinito”, finalista do Prêmio Barco a Vapor e Jabuti e Selo Altamente Recomendável FNLIJ, Ménage Literário, “Um labirinto labiríntico”, vencedor do Prêmio Paraná e “Mary Anning e o Pum dos dinossauros”. Seus livros foram publicados na Itália, México, Peru e Israel.
Autoficções, invenções, biografias e testemunhos
Um bate-papo com Jacques Fux
Data: 18 de novembro de 2022, sexta-feira
Horário: 19h às 20h
Local: Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Inscrições gratuitas aqui
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura