Bate-papo na Galeria do CCMTC
Neste sábado, às 10h, como ação de fomento à cultura, o Minas Tênis Clube promove um bate-papo com o fotógrafo José Luiz Pederneiras, autor dos trabalhos reunidos na exposição “O outro lado da montanha”, que fica até dia 20 na Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC). José Luiz contará a sua trajetória artística. Inscrições gratuitas no e-mail educativogaleria@minastc.com.br. Classificação: livre.
José Luiz Pederneiras começou a fotografar nos anos 1970. “Comecei documentando festas populares e paisagens pelo interior de Minas e registrando as primeiras imagens dos ensaios do espetáculo ‘Maria Maria’, na época em que o Grupo Corpo estava se formando”, lembra o artista. Em 1977 ele fez a primeira exposição de suas fotos, na galeria da sede do Grupo Corpo, em Belo Horizonte. “Essa mostra reuniu fotos em P&B de paisagens urbanas de Montevideo (Uruguai), Paris (França) e Cidade do México (México)”, conta.
Para José Luiz, a fotografia é um meio de comunicação direta com as pessoas, pois tem a capacidade de interpretar os fatos e dar novo significado a uma cena, além de permitir ao fotógrafo vivenciar várias formas de arte e realidades. “A fotografia me trouxe a oportunidade de entrar em contato com outras realidades, culturas e lugares diferentes, conhecer pessoas interessantes, ouvir músicas inéditas e ver novas coreografias”, afirma.
José Luiz Pederneiras recebeu diversos prêmios por seu trabalho, como o Prêmio de Arte, da Fundação Conrado Wessel (FCW), de São Paulo, em 2008; o Prêmio Prata conferido pelo jornal O Globo pela foto da campanha “Frágil”, da SulAmérica Seguros, em 2002; o Prêmio Profissional do Ano, categoria fotógrafo, conferido pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda, em 1992; o Prêmio “A Capa do Ano” do disco Serú Girán, do artista Charly Garcia, em Buenos Aires, em 1978, entre outros.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura
Bate-papo com José Luiz Pederneiras
Data: 5 de outubro, sábado.
Horário: 10h.
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia 2.244 – Lourdes).
Classificação: livre.
Ingressos: entrada franca com inscrições pelo e-mail educativogaleria@minastc.com.br
Exposição “O outro lado da montanha”
Data: 21 de julho até 20 de outubro.
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada franca.
Classificação: livre.
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. Valores: R$ 12, para sócios, e R$ 24, para não sócios.
.