Amilcar de Castro – Virtual
A Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) abriga, até o dia 24 de janeiro, a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e luz”, que tem o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A mostra reúne cerca de 50 obras do artista mineiro e marca as comemorações pelos seus 100 anos de nascimento (8.6.1920 – 21.11.2002). Por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de ocupação da Galeria do CCMTC foi reduzida a 30 pessoas simultaneamente. Assim, essa versão virtual da exposição foi produzida para que todos tenham a oportunidade de apreciar as obras do mestre. A série de vídeos apresenta e explica a arte de Amilcar de Castro, incluindo depoimentos de artistas e galeristas.
A Galeria de Arte fica aberta para visita presencial, de terça a domingo e feriados, das 13h às 19h. A capacidade do espaço foi reduzido a 30 pessoas, simultaneamente, por causa da pandemia da Covid-19. É obrigatório o uso de máscara.
A exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz” está na Galeria do CCMTC – Foto: Orlando Bento
Continuando o passeio pela exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, podem ser observadas as suas pinturas sobre placas de eucatex, um tipo de madeira fina e lisa. Na mostra, é possível contemplar essas obras que Amilcar chamava de exercícios de pensamento. Passeie aqui pelas obras em Eucatex do artista, que estão expostas na Galeria do CCMTC.
Depoimento
A cientista social, historiadora, galerista e curadora de arte carioca Vanda Klabin afirma, neste vídeo, em depoimento exclusivo para o Centro Cultural Minas Tênis Clube, que Amilcar, ao estudar pintura e desenho com Guignard, adquiriu a precisão no traço. Segundo Vanda, Amilcar dizia: “o desenho é fundamento, é uma maneira de pensar”.
Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:
Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura
