Cultura

Harpista Alexander Boldachev no Teatro

Apresentação integra temporada da série de Concertos MTC

A tradicional série de Concertos Minas Tênis Clube chega à sua 13ª edição. Realizados anualmente desde 2013, os concertos trazem grandes nomes da música erudita brasileira, além de atrações internacionais, a preços acessíveis. A apreciação e democratização da música clássica são os maiores objetivos do projeto realizado pelo Minas, que conta com a direção artística de Celina Szrvinsk. Nesta temporada, o Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe cinco grandes concertos entre agosto e outubro.

Nascido na Rússia e criado na Suíça, Alexander Boldachev é um artista inovador, sempre comprometido a redefinir a percepção da harpa nos tempos atuais. Recusando-se a conformar-se com estereótipos, tornou-se um embaixador moderno do instrumento, que busca agregar todas as gerações. Ganhou mais de 20 competições e prêmios, tanto na interpretação, quanto na composição, incluindo o Kleiner Prix Walo (Suíça), o Prémio Aoyama (Japão), o Akademia Award (EUA), e o ProEuropa (União Europeia). Harpista de formação clássica, compositor e maestro, dominou vários gêneros musicais, abarcando o clássico, crossover, rock covers e vibrações neoclássicas. Atuou em alguns dos mais prestigiados palcos do mundo, como o Teatro Bolshoi, Carnegie Hall e o Teatro Colón, bem como no Burning Man, na abertura da Copa do Mundo FIFA. Como compositor prolífico, criou obras originais e improvisações que redimensionam a escrita para a harpa, englobando bandas sonoras para filmes e teatro, trabalhos com orquestra, e-music, e centenas de arranjos e covers. Muitas dessas obras e covers estão gravadas e podem ser encontradas em serviços de streaming.

Alexander é também professor convidado na Royal Academy of Music e do Conservatório de Milão e já ensinou em instituições como Juilliard School, Manhattan School of Music, Academia Liszt, e os Conservatórios de Toronto, Pequim, Moscou, São Paulo e Buenos Aires. Além disso, é membro do Júri do Concurso Internacional de Harpa em Israel e Artista Residente na UCLA para a classe de composição. Por sua prontidão para trabalhar com diversos instrumentos, cantores e coreógrafos, desenvolve pesquisas culturais inovadoras, que se estendem à organização de projetos como o Harp Festival Zürich e o World Harp Day. Boldachev é reconhecido pelo seu ativismo humanitário, tendo fundado uma sociedade em Zurique chamada LYUDẎ: Cultural Solidarity, para ajuda a refugiados e ações de caridade em todo o mundo.

Programação geral:

5/8 (terça-feira) – Grupo Martelo (percussão)
19/8 (terça-feira) – Alexander Boldachev (harpa)
16/9 (terça-feira) – Hércules Gomes (piano)
30/9 (terça-feira) – Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, com a regência de Priscila Bomfim
21/10 (terça-feira) – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com a regência de José Maria Moreno Valiente e Maria Caputo ao piano.

Serviço:
Alexander Boldachev (harpa) – Série de Concertos MTC
Data:19/8 (terça-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: 10 anos
Ingressos: R$30 (inteira)
Ingressos na Bilheteria do Teatro ou no Sympla
Não será permitida a entrada após o início do concerto

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura