O corpo de Palhano Júnior, ex-diretor do Departamento Cultural e Artístico (DCA) do Minas Tênis Clube, será velado hoje, 18 de agosto, terça-feira, entre 18h e 20h, no salão da Metropax, localizado na avenida do Contorno 3000, no bairro Santa Efigênia. Palhano Júnior morreu na tarde desta segunda-feira, em decorrência de uma infecção urinária e choque séptico. O Minas Tênis Clube lamenta a morte e se solidariza com sua família.
“Ele foi um precursor da área da Cultura numa época em que Belo Horizonte era ainda muito provinciana e com poucos espaços culturais. Visionário e pioneiro, Palhano Júnior abriu as portas para artistas como o pintor ítalo-brasileiro Amadeo Luciano Lorenzato, promovendo sua primeira mostra individual. Por toda a arte e cultura que trouxe para o convívio do Minas Tênis Clube, só temos a agradecer Palhano Júnior”, afirma André Rubião, diretor de Cultura do Minas.
José Martins Palhano Júnior, conhecido por Palhano Júnior, foi atleta da natação do Minas Tênis Clube nas décadas de 1940 e 1950. Incentivado por José Mendes Júnior, então presidente do Clube, Palhano Júnior criou o Departamento Cultural e Artístico (DCA), do qual foi responsável entre os anos 1962 a 1986.
À frente do DCA, Palhano organizou importantes eventos culturais na capital mineira, como concertos, corais, audições, apresentações de orquestras, óperas-concertos, operetas, festivais, exposições de artes plásticas, lançamentos de jovens talentos mineiros da música, do canto, teatro e das artes em geral.
Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:
Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura
