Jaraguá do Sul (SC) – A equipe Itambé/Minas está fora da decisão da Copa Brasil 2020. Na noite dessa sexta-feira, na Arena Jaraguá, o time minastenista cometeu alguns erros e acabou eliminado pelo Dentil/Praia Clube, por 3 sets a 1. As parciais do duelo, válido pela semifinal da competição nacional, foram: 25/19, 25/21, 25/27 e 25/20. A oposto Sheilla foi o destaque minastenista, com 18 pontos. O time de Uberlândia vai enfrentar o Sesc-RJ, que derrotou, na outra semifinal, o Sesi Vôlei Bauru, por 3 sets a 0. A decisão será neste sábado (1º/2), às 21h30, na Arena Jaraguá. A final será transmitida pelo Sportv2.

O técnico Nicola Negro não pode contar com a ponteia Kasiely, que não se recuperou totalmente de uma pequena lesão abdominal e ficou fora. Lana a substituiu e fez um bom jogo. A ponteira búlgara Dobriana Rabadzhieva também não pode jogar por não ter sido inscrita na competição.
O foco, agora, é na sequência da Superliga Banco do Brasil 2019/20 e no Campeonato Sul-americano de Clubes, que será de 17 a 21 de fevereiro. A equipe minastenista é a atual campeã dos dois torneios. O Itambé/Minas volta à quadra nesta terça-feira (4/2), às 20h, contra o Pinheiros, em São Paulo (SP), pela quarta rodada do segundo turno da Superliga. Para esta partida, a ponteira búlgara pode ser relacionada.
A semifinal
Um pouco sem ritmo no início o time minastenista viu o Praia abrir 6 a 0. As minastenistas se acertaram em quadra e diminuíram a diferença (12 a 11). Porém, alguns erros de ataque e na recepção penalizaram a equipe minastenista. Do outro lado, a equipe de Uberlândia esteve mais consistente e definiu o primeiro set: 25/19.
O segundo set começou mais equilibrado. A defesa minastenista se acertou e o ataque conseguiu passar pelo bloqueio do Praia, abrindo vantagem, pela primeira vez no jogo (6/4). Com defesas seguras, o jogo ficou muito disputado. O Itambé/Minas estudou melhor a equipe adversária e conseguiu virar boas bolas com Acosta e Carol Gattaz ou com Sheilla e Thaisa (15/15). Na reta final, a equipe de Uberlândia soube aproveitar melhor as oportunidades e de falhas na recepção do Itambé/Minas para fazer 2 a 0: 25/21.
O terceiro set foi diferente. O Itambé/Minas conseguiu impor o ritmo e esteve melhor em quadra. A disputa foi muito equilibrada até a metade do set (13/13). Depois, a equipe minastenista conseguiu abrir vantagem com boas viradas de bola de Acosta e com o bloqueio de Thaisa, Carol Gattaz e Sheilla (20/17). O time minastenista esteve muito perto de fechar o set (24/21), mas cometeu alguns erros e o Praia empatou (24/24). O jogo ficou tenso, e o time minastenista teve calma. Após falha do adversário, conseguiu finalizar a parcial e levar a disputa para o quarto set: 27/25.
O Itambé/Minas voltou para a quadra empolgado pela vitória e encarou o Praia de frente. Não diferente dos demais sets, a disputa começou bastante equilibrada (10/10). Com boa consistência de ataque, a equipe minastenista conseguiu impor o seu jogo e, em certos momentos esteve à frente, mas o Praia permaneceu na cola (20/20). Na reta final, o time de Uberlândia fechou o bloqueio e conseguiu definir melhor. Desta forma, fechou o jogo em 25/20.
Para a oposto Sheilla, o Praia venceu porque soube aproveitar melhor as oportunidades. “Acho que o Praia foi superior a nós. Em algumas passagens, a gente errou e isso pesou nos momentos finais. O nosso time sabia que seria difícil, porque não estávamos com o elenco completo. Fiquei feliz pela Lana que conseguiu soltar o jogo que a gente sabe que ela tem. Agora, é isso. É pensar na Superliga e Sul-americano”, comentou.
O técnico Nicola Negro fez uma avaliação do jogo. “Foram sets diferentes. No primeiro, não jogamos mal e tivemos boas rotações. No segundo, também fomos bem até os 18-19 pontos. Vencemos bem o terceiro set e, no quarto, erramos muito no saque, mas, mesmo assim, disputamos o ponto a ponto até o 20º ponto. Faltou a vitória e, agora, é trabalhar forte para a sequência da Superliga e para o Sul-americano, que é um dos nossos objetivos”.
Ficha técnica
Itambé/Minas: Macrís, Bruna Honório, Lana, Acosta, Carol Gattaz, Thaisa e Léia (líbero). Entraram: Sheilla, Luanna, Vivian e Bruninha. Técnico: Nicola Negro.
Dentil/Praia Clube: Claudinha, Martinez, pri Daroit, walewska, Fernanda Garay, Carol e Laís (líbero). Entraram: Monique, Fran, Michelle e Ananda. Técnico: Paulo Coco
Árbitros: Paulo Beal e Alexandre Coelho, ambos de Santa Catarina.
Tabela Copa Brasil
Semifinal – Jaraguá do Sul (SC)
Jogo 5 – Sesc-RJ (3 x 0) Sesi Vôlei Bauru
Jogo 6 – Dentil/Praia Clube (3 x 1) Itambé/Minas
Final – Jaraguá do Sul (SC)
1º/2 – 21h30 – Sesc-RJ x Dentil/Praia Clube
Superliga – Segundo turno
17/1 – Itambé/Minas (3 x 1) Flamengo – Arena MTC (22/25, 25/17, 27/25, 25/17)
24/1 – Itambé/Minas (3 x 0) Valinhos – Arena MTC – (25/20, 25/23 e 25/18)
28/1 – Itambé/Minas (3 x 0) São Cristóvão Saúde/ São Caetano – Arena MTC (25/21, 25/22 e 25/16)
4/2 – 20h – Pinheiros x Itambé/Minas – São Paulo (SP)
7/2 – 20h – Vôlei Curitiba x Itambé/Minas – Curitiba (PR)
11/2 – 20h – Fluminense x Itambé/Minas – Rio de Janeiro (RJ)
14/2 – 20h – Itambé/Minas x São Paulo FC/Barueri – Arena MTC
28/2 – 20h – Itambé/Minas x Sesi Vôlei Bauru – Arena MTC
6/3 – 19h30 – Sesc-RJ x Itambé/Minas – Rio de Janeiro (RJ)
3/3 – 20h – Osasco/Audax x Itambé/Minas – Osasco (SP)
10/3 – indefinido – Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube – Arena MTC
Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: Localiza Hertz
Patrocinador: Axial
Patrocinador: JAM Engenharia
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei
Fotos: Hyago de Paula/MTC</p