Jogo duro
O Minas Storm não conseguiu resistir à força dos nicaraguenses do Real Estelí. Foi um duelo duro, equilibrado e frente a um time forte, que teve o apoio do torcedor na arquibancada do Ginásio Alexis Arüello, em Manágua, na capital da Nicarágua. Pela semifinal da Basketball Champions League Americas (BCLA), o time brasileiro foi valente, jogou de igual para igual contra o adversário e, no fim, apesar de cometer alguns erros, por pouco não conseguiu a vitória. Com parciais de 27/19, 21/25, 23/20 e 27/31, o Real Estelí saiu com a vitória: 98 a 95. Com o revés, o Minas vai disputar o terceiro lugar da BCLA contra o São Paulo, nesta terça-feira (13/4), às 19h40 (horário de Brasília).
David Jackson foi um dos destaques do Minas no jogo (Foto: Gaspar Nóbrega)
O destaque do Minas no jogo desse domingo foi o norte-americano David Jackson, que somou 23 pontos, com três assistências e três rebotes. Além dele, David Nesbitt somou mais de 20 pontos. O bahamense fez 21 pontos e teve mais sete rebotes e quatro assistências. O ala/pivô Johnson Sr. anotou 12 pontos e deu quatro assistências. O jovem Gui Santos fez 11 pontos e teve oito rebotes e duas assistências.
Na primeira semifinal da noite desse domingo, o Flamengo venceu o São Paulo (75 a 66) e vai disputar o título continental contra o Real Estelí. A disputa também será nesta terça-feira (13/4), a partir das 22h10, no horário de Brasília.
Torcida na arquibancada
A equipe do Real Esteli, time da cidade sede da fase final, contou com o apoio do torcedor, que fez muito barulho no ginásio. A situação da pandemia de covid-19 na Nicarágua está bem controlada. Nos últimos 14 dias, foram confirmados, no país inteiro, apenas 90 casos de covid-19. Por isso, as autoridades de saúde do país permitiram que o ginásio Poliesportivo Alexis Arüello recebesse 70% de sua capacidade.
Bola ao alto
O duelo foi bastante disputado. No primeiro período, o time da casa esteve mais consistente e conseguiu passar pela defesa mineira, que ficou em desvantagem: 27 a 19. No segundo quarto, o técnico Léo Costa soube armar o seu time e orientou os jogadores de defesa. A equipe da casa chegou a abrir 10 pontos de vantagem, mas o Minas fez o seu jogo. Nesbitt e Johnson Sr tiveram bom aproveitamento no ataque e, assim, a diferença que era 10 virou quatro ao fim do primeiro tempo: 48 a 44 (21/25).
Na volta do intervalo, o Minas entrou em quadra embalado e, com menos de um minuto, empatou o jogo: 48 a 48. O Minas chegou a passar à frente no placar, no entanto, o time da casa, muito aguerrido, voltou a dominar o jogo, após o time mineiro cometer algumas falhas de marcação no terceiro quarto: 71 a 64 (23/20). O último período pegou fogo. O Minas correu atrás do prejuízo, mas o adversário não se entregava. A equipe mineira tentou buscar a reação, mas acabou errando. Com isso, o Real Estelí voltou a abrir dois dígitos no marcador. Porém, com muita garra, o Minas não se entregou e, por pouco, não conseguiu tirar a vantagem. Por ter sido mais consistente, o Real Estelí levou a melhor e venceu o duelo por 98 a 95 (27/31).
Ficha técnica:
Real Esteli: De Jesus, Bartel Lopez, Balkman, Franklin e Javier. Entraram: Hodson, Perez, Akindele, Ruiz e Garth. Técnico: David Rosario.
Minas: Davi Rosseto, David Nesbitt, Gui Santos, David Jackson e Ronald. Entraram: Queiróis, Rafa Moreira, JP Batista e Johnson Sr. Técnico: Léo Costa.
Árbitros: Jorge Vasquez (Porto Rico), Júlio César Freile (Panamá) e Roberto Emílio Mota (República Dominicana).
Quartas de final
Horário de Brasília (DF)
10/4
Jogo 1 – San Lorenzo (75 x 78) São Paulo
Jogo 2 – Flamengo (74 x 59) Caballos de Coclé
Jogo 3 – Quimsa (60 x 87) Minas
Jogo 4 – Real Esteli (94 x 73) Sesi Franca
Semifinal
11/4
Jogo 5 – São Paulo (66 x 75) Flamengo
Jogo 6 – Minas (95 x 98) Real Estelí
Final e disputa de 3º lugar
13/4
Jogo 7 – 19h40 – Minas x São Paulo – Disputa pelo 3º lugar
Jogo 8 – 22h10 – Flamengo x Real Estelí
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete
FOTOS: Gaspar Nóbrega/FIBA