Partiu, semi!
O Minas Storm provocou raios e trovões no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo (SP). Na tarde dessa sexta-feira, a equipe minastenista não deu chances para o Mogi das Cruzes na estreia da Copa Super 8. Com muita intensidade de ataque e bom volume de jogo, a tempestade mineira passou por cima do adversário e venceu o duelo das quartas de final por 96 a 71, com parciais de 29/16, 31/24, 22/14 e 14/17. Com a vitória, a 15ª seguida na temporada, a equipe mineira está garantida da semifinal da competição nacional e segue firme na briga por uma vaga na Basketball Champions League Americas. O ala Jonhson Sr foi o cestinha da partida, com 18 pontos e, ainda, conseguiu três rebotes defensivos e deu duas assistências.
Johnson Sr desconcertou a defesa adversária e dominou o ataque minastenista (Foto: João Pires/LNB)
Além do norte-americano, outros quatro atletas do Minas pontuaram dois dígitos no jogo: JP Batista (15 pontos, sete rebotes e três assistências); Gui Santos (11 pontos, nove rebotes e uma assistência); David Jackson (11 pontos, cinco pontos e duas assistências); e Luciano Parodi (10 pontos, dois rebotes e seis assistências).
Na semifinal, o Minas vai encarar o São Paulo, que bateu o Paulistano, por 78 a 65. Neste sábado (16/1), serão realizados mais dois jogos pelas quartas de final do campeonato: Bauru x Fortaleza (13h) e Flamengo x Franca (16h). As semifinais serão realizadas na terça-feira (19/1).
O técnico Léo Costa destacou a boa atuação da equipe e já começa a estudar o próximo adversário. “A equipe se comportou muito bem durante todo o jogo e conseguimos aplicar as questões combinadas. Ofensivamente, tivemos um dia muito de muito aproveitamento, todos jogadores muito personalizados e abrimos uma diferença importante, que chegou a 30 pontos, e conseguimos administrar o final. Então, missão cumprida para esse jogo de hoje e, agora, já é baixar adrenalina e começar a pensar no próximo adversário, que será um jogo duríssimo na semifinal”, comentou o treinador.
O duelo
O Minas Storm dominou o Mogi do início ao fim da partida. Logo de cara, a equipe mineira mostrou o seu cartão de visitas. O ala/armador norte-americano David Jackson teve 100% de aproveitamento e somou oito pontos no primeiro quarto, além de conseguir dois rebotes defensivos. Jonhson Sr também somou oito pontos e, juntos, lideraram o ataque mineiro, que abriu boa vantagem no fim do primeiro período: 29/16. No segundo quarto, o ritmo de ataque do Minas foi ainda mais intenso. O Mogi até tentou reagir e esteve mais presente o garrafão ofensivo, mas cometeu alguns erros. Com isso, o Minas Storm fez tempestade em quadra e venceu a parcial, indo para o vestiário com 20 pontos de diferente no marcador: 60 a 40 (31/24).
Na volta do intervalo, os minastenistas se trancaram na defesa e, por outro lado, o Mogi não conseguiu criar suas jogadas. Quando a bola não caia, Nesbitt e JP Batista recuperavam as bolas. Cada um deles conseguiu três rebotes no terceiro período. Nos contra-ataques, a defesa adversária ficou fragilizada e, assim, o Minas Storm ampliou a vantagem: 82 a 54 (22/14). No último período, o Mogi buscou reação, mas já era tarde. A boa diferença construída durante o jogo garantiu a vitória e classificação para a próxima fase. O time paulista só venceu a última parcial (17/14), mas ficou pelo caminho na Copa Super 8. O placar final do duelo foi 96 a 71.
Destaques do Minas
– Jonhson Sr – 18 pontos, três rebotes e duas assistências.
– JP Batista – 15 pontos, sete rebotes e três assistências.
– Gui Santos – 11 pontos, nove rebotes e uma assistência.
– David Jackson 11 pontos, cinco pontos e duas assistências.
– Luciano Parodi – 10 pontos, dois rebotes e seis assistências.
Minas em Números
– 10 arremessos de três pontos convertidos.
– 10 arremessos de dois pontos convertidos.
– 45 rebotes.
– 18 assistências.
– oito bolas recuperadas.
– 124 de eficiência.
Ficha técnica:
Minas: Parodi, Johnson Sr, David Nesbitt, David Jackson, JP Batista. Entraram: Queirós, Davi, Ronald, Gui Santos, Rafa Moreira, Dias e Augusto. Técnico: Léo Costa.
Mogi: Fúlvio, Coleman, Fabrício, Weslei, Kurtz. Entraram: Douglas Santos, Cassiano, Felipe, Mogi, Gruber, Lessa e Colina. Técnico: Jorge Guerra.
Árbitros: Fernando Serpa Oliveira, Marcos Antonio De Matos Ferreira, Maria Claudia Comodaro Moraes.
Tabela completa da Copa Super 8
Sexta-feira (15/1) – Quartas de final:
Minas (96 x 71) Mogi
19h – São Paulo x Paulistano – ESPN + DAZN
Sábado (16/1) – Quartas de final:
13h – Bauru x Fortaleza – DAZN
16h – Flamengo x Sesi Franca – TV Cultura e DAZN
Terça-feira (19/1) – Semifinais:
17h – Minas x São Paulo
20h – Jogo 6 – ESPN e DAZN
Sábado (23/1) – Final:
16h – Jogo 7 – TV Cultura, ESPN e DAZN
Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete
Fotos: João Pires/LNB