Duelo pegado
Um jogo pesado, marcado por altos e baixos, diante de um adversário forte e resistente. O Minas encarou, na tarde/noite desse domingo, o Instituto Córdoba, da Argentina, pela terceira rodada da Basketball Champions League Americas (BCLA), na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), e acabou superado pelo time argentino, que teve mais regularidade e venceu a partida por 84 a 81 (21/19, 17/20, 23/16 e 23/26). Apesar da derrota, quatro minastenistas somaram dois dígitos no jogo e estiveram entre os maiores pontuadores da partida.
Davi Rosseto, David Jackson e Luciano Parodi, que voltou de lesão após mais de quatro semanas fora do time, somaram 11 pontos. Além deles, Gui Santos teve duplo-duplo no jogo, com 10 pontos e 10 rebotes.
Luciano Parodi voltou a defender o Minas em duelo equilibrado em BH (Foto: Orlando Bento/MTC)
Agora, o Minas tem uma vitória e duas derrotas na BCLA (quatro pontos). O time mineiro volta à quadra nesta terça-feira (9/3), quando recebe o Flamengo, pela quarta rodada do Grupo D da Champions League. A partida será às 17h40 e será transmitida, ao vivo, pelo canal digital DAZN.
Ainda não é assinante do canal? CLIQUE AQUI e assine para acompanhar os jogos do Minas na BCLA e no Novo Basquete Brasil.
Após a partida, o capitão JP Batista avaliou o resultado. “É difícil analisar especificamente. Acho que temos muito vídeo para assistir, foi uma derrota difícil, a gente sabia da importância desse jogo em casa. Esse é um tipo de jogo que a gente tem que entrar com a mentalidade de vencedor, o que a gente tem feito o ano inteiro. Não tem que tirar o crédito do Instituto, que jogou muito bem. Eles defenderam bem e a gente tem que saber tomar melhores decisões ofensivas e defensivamente. Hoje eu fiquei muito sem ritmo de jogo, mas, enfim, a gente poderia ter jogado melhor. Agora, é correr atrás”, comentou JP Batista.
Em jogo
Quando a bola subiu, o que se viu em quadra foi muito equilíbrio. As duas equipes se revezaram na liderança no placar e mostraram força na marcação. A boa notícia no primeiro período foi a volta do armador Luciano Parodi, que retornou de lesão, após mais de quatro semanas no Departamento Médico. O uruguaio deu velocidade ao setor ofensivo do Minas,que teve muita intensidade de jogo. A equipe argentina, por sua vez, teve um pouco mais de estabilidade no ataque e, por isso, conseguiu fechar o primeiro quarto em vantagem: 19 a 21. No segundo período, o Minas se trancou na defesa e adotou uma estratégia ainda mais agressiva no ataque. A ação do técnico Léo Costa deu certo. O jogo foi menos movimentado, mas os minastenistas conseguiram virar o placar e foram para o vestiário em vantagem: 39 a 38 (20/17).
No segundo tempo, o Minas manteve a consistência no ataque e apresentou bom volume de jogo, com JP Batista, Gui Santos e Davi Rosseto, que dominaram as ações ofensivas do time brasileiro. No entanto, nos instantes finais, o time minastenista cometeu algumas falhas na marcação. Com isso, o Instituto Córdoba aproveitou, venceu a parcial e voltou a abrir vantagem: 61 a 55 (23/16). No último período, o jogo pegou fogo. Com uma defesa pesada, o time minastenista parou o Instituto Córdoba, que sofreu com a força do ataque minastenista. Na raça, os comandados por Léo Costa foram para cima e tiraram a diferença no placar. Porém, na reta final, os argentinos passaram à frente de novo e conseguiram a vitória (84 a 81), mesmo com o Minas levando vantagem na parcial: (26/23).
Destaques do Minas
– Davi Rosseto – 11 pontos, cinco rebotes e sete assistências.- David Jackson – 11 pontos, dois rebotes e sete assistências.
– Parodi – 11 pontos e dois rebotes.
– Gui Santos – 10 pontos, 10 rebotes e duas assistências.
Ficha técnica
Minas: Davi Rosseto, Johnson Sr, David Jackson, Queirós e JP Batista. Entraram: Parodi, Rafa Moreira, Ronald e Gui Santos. Técnico: Léo Costa.
Instituto Córdoba: Chiarini, Scala, Jackson JR, Nestor e Martin Cuell. Entraram: Pablo, Reyes e Jose Alessio. Técnico: Gustavo Peirone.
Árbitros: Jorge Vazques (Porto Rico), Carlos Andres Velez (Colômbia) e Felipe Barrera (Chile).
Jogos do Minas na BCLA
Bolha 1 – Sede: Rio de Janeiro (RJ)
-Flamengo (79 x 69) Minas
– Minas (100 x 85) Instituto Córdoba
Bolha 2 – Arena MTC, em BH
7/3 – Minas (81 x 84) Instituto Córdoba
9/3 – 17h40 – Minas x Flamengo
Bolha 3 – Arena Córdoba e Arena Buenos Aires(Arg)
24/3 – 17h40 – Instituto Córdoba x Minas
25/3 – 17h40 – Flamengo x Minas
Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete