Basquete

No México

Minas tem dois atletas convocados para evento organizado pela FIBA e NBA

André Felipe da Silva Candido e Winicius Silva Braga participarão dos trabalhos em San Luis Potosí, no México (Foto: Divulgação/MTC)André Felipe da Silva Candido e Winicius Silva Braga participarão dos trabalhos em San Luis Potosí, no México (Foto: Divulgação/MTC)

O Minas Tênis Clube teve dois atletas do Sub-17 convocados para o 11º Basketball Without Borders Americas, evento realizado em parceria entre a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e a NBA. André Felipe da Silva Candido e Winicius Silva Braga participarão dos trabalhos em San Luis Potosí, no México, entre segunda (16/5) e quinta-feira (19/5), ao lado dos principais prospectos da América do Sul, Central, Caribe, México e Canadá.

André, ala de 1,97m, tem 17 anos e começou sua trajetória no Clube em 2020 através da parceria com o Instituto Superação. “Quero dar o meu melhor e aproveitar cada minuto da melhor fase da minha carreira. Estarei ao lado dos melhores jogadores do continente, e isso é incrível. Vou me dedicar ao máximo para melhorar o meu jogo”, garantiu.

Aos 17 anos, Winicius, pivô de 2,05m, não esconde a ansiedade para o camp. “Minha expectativa é que eu consiga treinar bem e aprender bastante com os técnicos e jogadores que estiverem lá para voltar melhor”, afirmou. Além dos dois minastenistas, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) será representada por mais seis atletas.

O Basketball Without Borders Americas é um acampamento voltado para os melhores jovens jogadores de toda a região e é considerado uma oportunidade única para os participantes aprimorarem seus talentos. Os campistas serão treinados por Leandro Bolmaro (Minnesota Timberwolves/Argentina) e Chris Duarte (Indiana Pacers/República Dominicana).

Os assistentes técnicos da NBA, NBA G League e FIBA Lindsey Harding (Sacramento Kings), Steve Hetzel (Portland Trail Blazers), Sidney Lowe (Cleveland Cavaliers), Ron Nored (Pacers), Don Showalter (USA Basketball) e Mitch Thompson (Mexico City Capitanes), também serão o treinadores.

Jogadores e treinadores conduzirão os participantes em diversas atividades, incluindo exercícios de eficiência de movimento, estações de habilidades ofensivas e defensivas, competições de 3 pontos, jogos de 5×5 e sessões de desenvolvimento de habilidades para a vida e liderança. Uma cerimônia no último dia do acampamento premiará o ‘MVP’, o ‘MVP’ de Defesa, o campeão de 3 Pontos e o prêmio ‘Patrick Baumann Sportsmanship’, que será entregue aos que mais se destacarem na quadra como líderes.

A NBA e a FIBA já organizaram 62 camps em 30 países desde o lançamento do programa, em 2001. O BWB alcançou mais de 3.700 participantes de 133 países e territórios, com 97 ex-campistas convocados para a NBA e WNBA, ou contratados como agentes livres.

Os atletas do basquete do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovados na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Basquete e do Futsal – Ano II, nº 2020.02.0068, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.

O técnico Alexandre Arantes, o preparador físico Pablo Rebouças e a fisioterapeuta Amanda Santana participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).