Basquete

Valeu, time!

Minas encerra a LDB na sexta posição

O Minas concluiu a participação no Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) neste domingo (3/9). Entre 24 equipes que estavam na disputa, o time minastenista garantiu a sexta colocação geral, na fase final disputada em São Paulo (SP). Considerada a competição de base mais importante do calendário nacional, a LDB reuniu as principais promessas do basquete brasileiro de até 22 anos.

A campanha

Na primeira fase da LDB, disputada no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), o time minastenista venceu quatro dos cinco jogos que disputou. Com o resultado, o Minas somou nove pontos e garantiu a quarta posição ao fim da etapa, com 80% de aproveitamento. No Grupo B, o Minas estreou com um tropeço diante do Praia Clube, mas em seguida embalou uma sequência de vitórias sobre o Brasília, Basquete Cearense, Cerrado e Unifacisa.

Já na segunda fase da competição, realizada em São José dos Campos (SP), o Minas venceu quatro dos seis jogos que disputou. Após ser superado pelo Bauru, o time minastenista engatou uma sequência de vitórias sobre o São José, Botafogo, Mogi e Flamengo, até chegar no Pinheiros que levou a melhor na última rodada da fase classificatória.

Com os resultados na primeira e segunda etapas, o Minas garantiu vaga na fase final, que foi disputada no Ginásio Antonio Prado Junior, casa do Paulistano, em São Paulo (SP). O time minastenista abriu a etapa com uma vitória sobre o Praia Clube, mas parou diante do anfitrião Paulistano e do Sesi Franca. Na disputa do 5º ao 8º colocados, o Minas venceu o Caxias e tropeçou diante do São José, fechando a competição na sexta posição.

Os atletas do basquete do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovados na Lei Federal e na Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.030745/2022-65 e Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Basquete e do Futsal – Ano III, nº 2021.12.0113, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários. Os técnicos Alexandre Arantes, Fernando Garbin e Rafael Cláudio, o preparador físico Pablo Rebouças e a fisioterapeuta Marcela Pires participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.