Basquete

Grande evento

Minastenistas fazem boa participação no Jogo das Estrelas

Um dos eventos mais tradicionais basquete brasileiro, o Jogo das Estrelas foi realizado nessa sexta e neste sábado (19 e 20/3), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com recorde de participação de minastenistas. David Jackson, Nano Parodi, David Nesbitt, Johnson Sr, Gui Santos e o técnico Léo Costa estiveram presentes no grande evento promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Neste ano, além de toda a festa que envolve o Jogo das Estrelas, foi realizada uma ação social em prol das vítimas da Covid-19 no Brasil. Cada time envolvido na disputa representou uma instituição escolhida pelo capitão da equipe, e o público pode contribuir com doações. Todo o valor arrecadado será destinado às entidades indicadas.

Os duelos
Nesta edição do Jogo das Estrelas, foram formadas quatro equipes para o jogo final, que se enfrentaram em “mini-jogos” de 10 minutos durante cada período da partida. Os dois vencedores disputaram a final, e os perdedores disputaram o terceiro lugar. Alex Garcia, do Bauru, foi o capitão de um dos times do NBB Brasil, chamado de #TimeBrabo; Marquinhos, do Flamengo, foi o capitão do segundo time do NBB Brasil, denominado de #TimeMarquinhos; o norte-americano Shamell, do São Paulo, liderou o time NBB Mundo (#TimeShamell); e, por fim, Georginho, do São Paulo, foi o capitão da equipe do NBB Novas Estrelas (#TimeGeorginho), outra novidade do evento, que reuniu atletas com idade abaixo de 25 anos.

Nos duelos iniciais, o NBB Brasil de Alex Garcia enfrentou o outro time NBB Brasil, liderado por Marquinhos, do Flamengo. O #TimeBrabo venceu a disputa por 26 a 24 e avançou para a final. Na segunda disputa, válido como segundo período do jogo, o time NBB Mundo, que contou com os minastenistas Parodi, Nesbitt e David Jackson e o técnico Léo Costa, enfrentou o time NBB Novas Estrelas, que contou com Gui Santos, jovem revelação da base do Minas. Neste duelo, o time Novas Estrelas levou a melhor e venceu por 23 a 21.

Minastenistas que representaram o Time NBB Mundo / Foto: João Pires/LNBMinastenistas que representaram o Time NBB Mundo / Foto: João Pires/LNB

No terceiro período, se enfrentaram o time NBB Mundo e o #TimeMarquinhos, que perderam seus duelos iniciais. O time de estrangeiros saiu de quadra com a vitória, por 19 a 18, e ficou com o terceiro lugar. Na grande final, disputada no último quarto, prevaleceu a experiência do #TimeBrabo, que venceu os garotos do time Novas Estrelas, por 26 a 16, e ficou com o título. Gui Santos foi o maior pontuador da sua equipe no confronto, com nove pontos marcados.

O evento foi realizado sem a presença do público no ginásio, devido à pandemia de Covid-19, mas o torcedor pode contribuir de outra maneira nobre. Durante a partida, o público que acompanhou a transmissão participou fazendo doações. Todo o valor arrecadado será destinado às entidades indicadas pelos capitães de cada equipe. A instituição representada pelo time campeão vai receber 70% do total arrecadado. Os 30% restantes serão divididos para as outras três entidades.

Instituições
– Creche Maria Ribeiro, em Bauru (SP) – Alex Garcia (NBB Brasil)
– Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro (RJ) – Marquinhos (NBB Brasil)
– Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo (SP) – Shamell (NBB Mundo)
– Hospital Santa Marcelina, em São Paulo (SP) – Georginho (NBB Novas Estrelas)

Clique Aqui e conheça as instituições 

Gui Santos foi o maior pontuado da sua equipe na disputa final / Foto: Fotojump/LNBGui Santos foi o maior pontuado da sua equipe na disputa final / Foto: Fotojump/LNB

Disputas individuais
O Jogo das Estrelas começou com os tradicionais desafios individuais, realizados na sexta-feira. No Torneio de Habilidades, Luciano Parodi foi o representante do Minas e chegou até a final, mas acabou superado por Crescenzi, do Cerrado, que foi mais rápido para concluir o percurso do desafio. Na primeira fase, Nano Parodi venceu Matheusinho, do Pato Basquete, e, na semifinal, passou por Jimmy, do Paulistano.

Já no Torneio de Três Pontos, o minastenista norte-americano Johnson Sr esteve na disputa e parou na primeira fase, após somar 16 pontos. Disputaram a final Rafael Hettsheimeir, do Flamengo, que anotou 23 pontos, e Shamell, do São Paulo, que marcou 24 e estabeleceu o novo recorde da disputa. O campeão foi Hettsheimeir, que fez 11 pontos contra nove de Shamell.

O Torneio de Enterradas não contou com a participação de minastenistas, mas teve lances espetaculares e a vitória de Mogi. Na exibição final, Alex Dória, do Cerrado, passou cima do árbitro e, com passe do companheiro Crescenzi, converteu a enterrada de primeira. Mogi, do Mogi Basquete, optou por pular Maique, do Paulistano, e dono de 2,10m de altura. O jogador obteve sucesso e conquistou os jurados.

Fotos: Fotojump/LNB e João Pires/LNB.

Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook:
 /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete