Basquete no Rio
Gui Santos, Gui Deodato e Renan Lenz, do 123 Minas, no Jogo das Estrelas / Foto: Divulgação MTC
O 123 Minas foi bem representado no Jogo das Estrelas 2022, realizado na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), neste fim de semana (18 e 19/3). Participaram do maior evento festivo do basquete brasileiro os minastenistas Gui Deodato, Gui Santos, Renan Lenz, Shaq Johnson, Tavario Miller e o técnico Leo Costa. Destaque para Gui Santos, que representou o NBB Novas Estrelas e participou da grande final. Mesmo em uma disputa emocionante até o fim, os jovens atletas não conseguiram superar a forte equipe do NBB Brasil/Time Cablock, que levou o título (30 a 27).
O jogador da Tempestade Mineira também foi decisivo na disputa da semifinal e cravou a última cesta da partida, levando o seu time para a decisão. “Foi um grande evento, conseguimos fazer um bom espetáculo para quem estava assistindo. O time dos jovens, das Novas Estrelas, conseguiu chegar na final e fez um jogo duro com a equipe Cablock, que era um time muito difícil, com jogadores que estão brigando para ser MVP do NBB. Ali no final, por questão de detalhes, erramos algumas bolas, mas acontece. O importante é que conseguimos fazer um bom espetáculo para todo mundo, espero que todos tenham ficado felizes assistindo ao evento”, afirmou Gui Santos.
Semifinais acirradas
A grande disputa do Jogo das Estrelas começou com a semifinal entre o NBB Brasil/Time Cablock e o NBB Mundo/Time Djack, dos minastenistas Shaq Johnson, Tavario Miller e Léo Costa. A partida foi bem movimentada e terminou empatada no tempo regular (32 a 32). O desempate veio na disputa de “penalidade máxima”, com arremessos alternados de três pontos. O primeiro time a errar o arremesso, seria eliminado. Pela equipe brasileira, Marquinhos converteu a primeira tentativa, enquanto Santi, do NBB Mundo, desperdiçou. Assim, o Time Cablock avançou para a final.
A segunda semifinal do dia contou com mais três atletas do 123 Minas. Gui Deodato foi o capitão do NBB Brasil/Time Deodato, que também teve Renan Lenz, e Gui Santos entrou em quadra pelo NBB Novas Estrelas/Time Monstrinho. A partida também foi acirrada e estava empatada em 21 a 21 até nos últimos segundos, quando o minastenista Gui Santos enterrou e deu a vitória e a classificação para a equipe dos jovens atletas, por 23 a 21.
Gui Santos foi decisivo na semifinal para conquistar a vaga na grande decisão / Foto: Fotojump/LNB
A final
Na partida decisiva, o time do NBB Novas Estrelas começou melhor e abriu pequena vantagem. Mas, com precisão nos arremessos de três pontos, o NBB Brasil/Time Cablock buscou a reação e virou o placar. A vantagem passou a ser do time mais experiente, com sete pontos de frente. Faltando seis segundos para o término da partida, a vantagem era de apenas um ponto para o NBB Brasil, e a disputa ficou emocionante. No fim, o time de Bruno Caboclo converteu dois lances livres e encerrou o evento festivo com a vitória por 30 a 27 e o título de campeão.
Torneios Individuais
Os jogadores minastenistas Gui Deodato e Renan Lenz ainda participaram dos torneios individuais de Três Pontos e Enterradas, respectivamente, no primeiro dia do Jogo das Estrelas, na sexta-feira (18/3). No torneio de Três Pontos, os participantes tinham 60 segundos para fazer 25 arremessos, cinco de cada posição, com as bolas coloridas valendo dois pontos e as bolas normais valendo um ponto. Gui anotou 13 pontos e não avançou para a disputa final.
Nas Enterradas, o torneio foi dividido em quatro chaves com dois participantes em cada, em formato mata-mata. A competição foi feita em três etapas, e Renan Lenz encerrou a sua participação nas quartas de final.
O armador Alexey, do 123 Minas, também foi convocado para participar do Jogo das Estrelas, mas não pode comparecer ao evento por conta de lesão.
Patrocinador: 123milhas
Patrocinador: UniBH
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Os atletas do basquete do Minas são beneficiados com recursos do Comitê Brasileiro de Clubes. O técnico Leonardo Costa, o fisioterapeuta Silvânio Signoretti e o preparador físico Pablo Rebouças participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquetebol – NBB 2021-2022 faz parte do Calendário de Interclubes e os atletas e comissão técnica do Minas participam e recebem benefícios, conforme o Termo de Compromisso nº 01 – Ciclo Olímpico 2021/2024, parceria Minas e CBC.