Clássicos da Literatura brasileira

Atentos a essa recorrente dificuldade de alguns leitores, aliado à inesgotável vontade de expandir conhecimentos de outros, o Centro Cultural Minas Tênis Clube, em parceria com o escritor, jornalista e curador José Eduardo Gonçalves, lançou, ainda em 2016, o projeto “Letra em Cena. Como ler…”. O objetivo é reapresentar (já que muitos de nós fomos apresentados a diversos clássicos ainda na escola) grandes clássicos da literatura nacional, sobretudo ciceronear a leitura de forma simples e objetiva.

Leia Mais

Filmagens de técnicas esportivas

Imagine a seguinte situação no esporte: O treinador chama um atleta durante um treino e dá instruções de correção de uma ação técnica que ele acabou de realizar. Para isso, o treinador utiliza o auxílio da imagem que aparece em um monitor próximo ao local de treino e que foi registrada por meio de câmeras de alta definição estrategicamente colocadas, acessadas por wi-fi e tratadas em um programa de análise de movimentos esportivos.

Leia Mais

Por que praticar yoga?

Mais de 90% das pessoas que se interessam pela yoga buscam flexibilidade, alívio de dores na coluna, gestão do estresse e saúde física. À medida que o praticante vai incluindo a atividade em sua rotina semanal, ele percebe que os benefícios são reais e acontecem de forma gradual, em vários níveis: físico, mental, emocional e social. Além de um corpo alongado, podemos incluir na lista de benefícios a diminuição do colesterol HDL (o considerado “ruim”), a redução do risco de doenças do coração e de pressão arterial, o controle de peso, a melhora do humor etc. A lista é imensa e não para de crescer, uma vez que a ciência está se integrando ao yoga.

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock 

Leia Mais

Missão Minas no Coi

Nenhum atleta ou praticante de atividade física gosta de ficar parado sem treinar devido a alguma lesão. Além disso, as lesões causam prejuízos financeiros e podem prejudicar a qualidade de vida. Pensando nessas questões, o Departamento de Fisioterapia do MTC, em parceria com o Departamento de Integração das Ciências do Esporte, treinadores e preparadores físicos realizam diversas ações para a prevenção de lesões.

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis ClubeFoto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

Leia Mais

Goleiro, uma tarefa de Coragem!

O esporte oportuniza o desenvolvimento de valores, como cooperação, trabalho em equipe, respeito ao próximo e às regras etc.  Quando uma criança inicia a prática do esporte, ela amplia a capacidade de lidar com vitórias e derrotas, aprende a traçar metas, ter disciplina e a dividir responsabilidades. Assim sendo, venho refletindo sobre relação entre as funções desempenhadas por atletas no futsal e na formação integral do indivíduo.

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis ClubeFoto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

Leia Mais

Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô!

Olá, amigos do Minas! O carnaval acabou. Porém, um assunto que se mantém importante é a relação entre hidratação e prática de atividade física. A água constitui cerca de 60% do peso corporal total de um homem e 50% do peso corporal total de uma mulher. Todavia, esses valores podem variar de acordo com a composição corporal, uma vez que a massa livre de gordura (massa magra) contém maiores volumes de água (73%) quando comparada com a massa gorda (10%).

Foto: Google ImagensFoto: Google Imagens

Leia Mais

Ashtanga Yoga – O Ioga dos oito passos

Hoje, quem escreve é a Alice, instrutora de Ioga no Minas. Ela apresentará os oito passos do Ioga. Alice pratica meditação há 6 anos, o que levou à pratica do ioga. Distanciou da sua área de formação, Biologia, e passou a dedicar sua vida exclusivamente a promoção da saúde holística. Procura estabelecer no seu dia-a-dia os princípios éticos e morais do ioga, a prática de posturas, alimentação consciente e serviço dinâmico ao próximo. Acredita que a prática de ioga pode proporcionar ao indivíduo um reconhecimento dos seus potenciais, autorrealização e paz.

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock

Leia Mais

Avaliação de pré-temporada

Durante toda a semana passada, foi realizada a avaliação de pré-temporada. Nela, todos os atletas do Clube passaram por uma bateria de exames e testes. São avaliações médicas, fisioterápicas, físicas, psicológicas e nutricionais.

Há muito tempo, as avaliações eram usadas como uma maneira de classificar e distinguir atletas. Os bons eram separados dos ruins, os fortes dos fracos. Hoje, as coisas mudaram. As avaliações são vistas como uma excelente ferramenta para nortear o trabalho de todos os profissionais que trabalham no esporte.

(Foto: Shutterstock)(Foto: Shutterstock)

Leia Mais

Ano do Galo de Fogo

Hoje, o instrutor de Tai Chi e Lian Gong do Minas, Virgilei Del Duca, nos fala sobre 2017, conforme o calendário chinês, o Ano do Galo de Fogo. Virgilei iniciou, em 1986, sua história com as práticas corporais chinesas, que, para ele, são a forma mais natural de ficar de bem com a vida. É formado em Pedagogia, possui o curso do Cref 6 de Educação Física e é professor autorizado pela Associação de Lian Gong 18 terapias de Shangai. Ele busca seu desenvolvimento para conseguir transmitir, da forma mais clara e simples, esse maravilhoso conhecimento.

Os signos chineses. Foto: Reprodução ShutterStockOs signos chineses. Foto: Reprodução ShutterStock

Leia Mais

O valor da educação física e o papel fundamental do professor

Quando ouço dizer que a educação física escolar pode deixar de ser obrigatória ou extinta do currículo escolar, fico, por um momento, desanimado e entristecido.

Esse sentimento de desesperança vem da possibilidade de retirar um meio de educação que proporciona ao profissional gerar na criança mudanças significativas e duradouras por meio do esporte.

Antes de tudo, é fundamental compreender que a educação física é uma atividade obrigatória e não complementar, como muitos pensam.

(Foto: Shutterstock)(Foto: Shutterstock)

Leia Mais
/* (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ //google_ad_client: "ca-pub-5192922362069023", //enable_page_level_ads: true });*/